Por Redação
As fortes chuvas que atingiram Barra Mansa da noite de segunda-feira (9) até a madrugada desta terça-feira (10) causaram transtornos em diversos bairros do município e provocaram a morte de uma criança de 5 anos, soterrada após um deslizamento de terra no bairro Siderlândia. Ela teve sete paradas cardíacas, segundo informou a prefeitura, por meio de nota oficial, divulgada logo pela manhã desta terça-feira, dia 10.
Em cerca de três horas, o volume de chuva registrado chegou a aproximadamente 72 milímetros, segundo dados da Defesa Civil, provocando alagamentos, deslizamentos e outros impactos em várias regiões da cidade.
A vítima de 5 anos chegou a ser socorrida e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, mas não resistiu aos ferimentos. No mesmo deslizamento, o pai e a irmã da criança, de 2 anos, também foram atingidos. A menina passou por uma cirurgia no crânio e está estabilizada na UTI Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia. O estado de saúde do pai não foi detalhado até o momento do fechamento desta edição, por volta das 21 horas.
Luto oficial
O prefeito Luiz Furlani decretou luto oficial de três dias no município e manifestou solidariedade aos familiares. "Recebemos essa notícia com muita tristeza. Nos solidarizamos com a família e reforçamos que a Prefeitura de Barra Mansa seguirá oferecendo todo o suporte necessário, tanto no acompanhamento do caso quanto no amparo aos familiares", afirmou o prefeito, em nota oficial divulgada pela prefeitura.
Força-tarefa da Prefeitura
Desde a noite de segunda-feira, a Prefeitura de Barra Mansa mobilizou equipes de diversas secretarias municipais em uma força-tarefa contínua para minimizar os impactos das chuvas. Os trabalhos incluem a limpeza das vias públicas, retirada de lama e entulhos, desobstrução de bueiros, avaliação de áreas de risco e atendimento direto às famílias atingidas.
Segundo a Defesa Civil, foram registradas 18 ocorrências de deslizamentos, seis desabamentos de imóveis, três desabamentos de muros, quatro quedas de árvores, além de 12 pontos de alagamento severo. Também houve dois transbordamentos nos rios Barra Mansa e Bocaina e o desabamento de uma ponte.
Bairros mais afetados
As regiões mais afetadas incluem os bairros cortados pelo Rio Barra Mansa, que dá nome ao município. Entre eles, o Nova Esperança, Boa Sorte, São Luiz, Piteiras, Siderlândia, Jardim América, Saudade, Santa Clara, Goiabal, São Judas, Monte Cristo, Abelhas e o Centro.
Para atendimento à população, a Prefeitura estruturou dois pontos de apoio — no Clécio Penedo e no Humberto Quinto Chiesse — e acionou sirenes nos bairros Boa Sorte e Nova Esperança. Até o momento, foram contabilizadas 20 pessoas desabrigadas e quatro desalojadas.
No bairro Siderlândia, cerca de 20 moradores foram encaminhados para um abrigo temporário, recebendo colchões, kits de cama e acompanhamento social contínuo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Atendimento médico e acompanhamento das vítimas
Na área da Saúde, cinco pessoas precisaram de atendimento médico, incluindo as vítimas do deslizamento. Durante a madrugada, o prefeito Luiz Furlani esteve no hospital para acompanhar o atendimento às vítimas e prestar apoio às famílias.
"Desde a noite de segunda-feira, nossas equipes estão nas ruas, trabalhando sem interrupção na limpeza da cidade, na assistência às famílias e na recuperação das áreas atingidas. Nosso foco é garantir segurança, acolhimento e o retorno gradual à normalidade", destacou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, reforçou que os trabalhos continuam em campo. "Seguimos com equipes mobilizadas, atuando na limpeza, no monitoramento das áreas de risco e no atendimento às ocorrências. A população pode acionar a Defesa Civil sempre que necessário", afirmou.
Em casos de emergência ou risco iminente, a Defesa Civil orienta que a população entre em contato pelos canais oficiais: telefone 199 ou WhatsApp (24) 98121-3427.
Serra das Araras
O temporal causou consequências também na Serra das Araras, que foi totalmente interditada na manhã desta terça-feira (dia 10) no sentido Rio de Janeiro. Houve dois deslizamentos de terras entre os KMs 224 e 229 e a interdição provocou um congestionamento de nada menos do que 15 quilômetros.
Por volta das 11 horas, segundo a Polícia Rodoviária Federal, o tráfego foi liberado. Motoristas enfrentaram pelo segundo dia, seguido, congestionamento.