Por:

Técnico revela principais cuidados com aparelhos de ar condicionado e ventiladores

Com o termômetro marcando altas temperaturas na região Sul fluminense, moradores de Volta Redonda buscam maneiras de amenizar o calor intenso. Um método escolhido pelos moradores para amenizar o calor foi a compra de ar condicionado e ventiladores, que acabou impulsionando o setor.

O Correio Sul Fluminense entrevistou representantes de lojas localizadas na Cidade do Aço para entender como o calor intenso influenciou o fluxo de vendas.

Na loja Casa Rocha material elétrico, localizada no bairro Aterrado, relatou que em comparação ao mesmo período do ano passado a procura por ventiladores aumentou em 50%. De acordo com a proprietária Kelsirlaine Stutz Rocha, todos os modelos estão sendo muito procurados, mas o destaque vai para os ventiladores de teto e os de parede. E que por causa do aumento na demanda, o estabelecimento esta reforçando o estoque para continuar atendendo toda a região. "Por conta desse calor excessivo está sendo comum os clientes levarem 2 os mais aparelhos por vez.", comentou Kelsirlaine que ainda destacou que "na hora da decisão o cliente fica satisfeito pela qualidade do nosso produto, ventiladores silenciosos e forte para suprir todas as necessidades nesse calor".

Já na loja Novo Clima a procura por ar condicionado teve um aumento signifiacativo comparado com mesmo periodo do ano passado que teve um recorde de vendas. "Esse ano aumentou bastante também em consideração ao mesmo período. Tanto por uma questão de tendência mesmo, que vai aumentar a cada ano, porque a refrigeração ela está cada vez mais presente no cotidiano, na vida das pessoas. " afirmou o sócio-proprietário e diretor Comercial Júlio Orcini que também relatou que "Então ter um sistema de climatização, seja em casa, seja em empresas, deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade. As pessoas têm procurado muito e visto que realmente tem sido uma necessidade. Então, graças a Deus, as vendas aumentaram e tendem a aumentar sim."

Com o aumento da demanda o estabelecimento teve que aumentar o estoque e equipe de funcionários e vendedores e também foi iniciado no final do ano passado mais uma operação que a Central de Vendas online.

"Então o número de vendas cresceu consideravelmente também por causa dessa central. E por isso nós estamos inclusive passando também por esse período aí de teste, de novos processos, para readaptar o nosso estoque e conseguir atender os nossos clientes da melhor forma e prestando aí todo o suporte que eles necessitam. Então os ajustes nessa fase, nesse período de verão, eles são feitos sim pra gente suportar essa demanda aí que é crescente.", comentou Júlio.

Que também relatou que os clientes tem optado pelo modelo Iverter por ser uma opção mais moderna, econômica e silencioso. Mais o carro-chefe são os aparelhos da Elgin, que são de excelente qualidade, e tem uma grande procura. Ele também deu destaque para o ar-condicionado Split High Wall da Consul, que é um ar bivolt de 12.000 BTUs, que segundo ele está sendo muito vendido.

"Para você ter uma ideia, no final do ano chegou uma carga dele e acabou em duas horas. E agora essa semana chegou também uma nova remessa que acabou em menos de uma hora e a gente já está com pedido dele aí para chegar daqui uns 10 a 15 dias."

Manutenção e cuidados

O correio Sul fluminense também conversou com o Tecnico Clebio Viegas da Cj climatização que deu dicas de cuidado e manutenção para não prejudicar o aparelho.

Na hora da instalação, verifique a metragem da tubulação que e pedido pela marca, e certifique que o instalador faça o vaco. Já para manutenção ele explica que o filtro deve ser limpo a cada 30 dias e a higienização sempre de 12 em 12 meses. Se tiver animais de estimação o a higienização deve ser feita a cada 6 meses.

Para o consumidor que prefere o ar-condicionado em temperaturas abaixas de 20 °C, ele pontuou que o ideal e deixar a temperatura em 20 °C.

"Ligar um pouco antes e deixar o aparelho climatizar , se ligar menos do que isso 3 só mais gasto de energia." comentou Clebio que também destacou que se o aparelho estiver fazendo algum barulho e sinal de sujeira "para que isso não aconteça a higienização periódica e necessário."