Por Redação
O Hospital São João Batista (HSJB), unidade da rede municipal de Saúde de Volta Redonda, comemora os recordes sucessivos em relação ao número de cirurgias alcançados em 2025. No ano passado, a unidade realizou 6.823 cirurgias, divididas em 13 especialidades, resultado 14,78% maior que em 2024, quando 5.944 procedimentos foram feitos. O destaque de 2025 ficou com a oftalmologia, que apresentou crescimento de 212,98%, em relação a 2024, passando de 208 para 651 cirurgias.
Além das cirurgias oftalmológicas, apresentaram crescimento significativo os procedimentos nas especialidades buco-maxilo, com 99 cirurgias em 2024 e 123 em 2025 - aumento de mais de 24%; e traumato-ortopedia, que passou de 1.634 cirurgias em 2024 para 1.826 em 2025, 11,75% a mais de um ano para o outro. O hospital também registrou crescimento no número de procedimentos de pediatria, gineco-obstetrícia, urologia, neurocirurgia, e cirurgia geral. E ainda aconteceram na unidade cirurgias vasculares, toráxicas, plásticas, de proctologia e otorrinolaringologia.
O diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria, comemorou os resultados em 2025 e afirmou que o trabalho continua em 2026. "Esse resultado é reflexo dos investimentos feitos nos últimos cinco anos, com a modernização do hospital, aquisição de novos equipamentos e, sobretudo, a valorização da nossa equipe multidisciplinar", disse Faria, reforçando o compromisso da unidade em ampliar o acesso da população, reduzir filas e garantir um atendimento de qualidade.
"O Hospital São João Batista vai crescer, ganhar um prédio anexo, que está quase pronto. A obra está nos estágios finais de acabamento e quase todos os equipamentos já estão comprados e já foram entregues no hospital. Logo, estão instalados. Está faltando pouco para que a capacidade de atendimento da unidade seja ainda mais ampliada", afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Mutirões aos fins de semana e feriados
Os mutirões realizados no HSJB aos finais de semana e durante os feriados também têm contribuído com crescimento contínuo do número de cirurgias na unidade. A ação se tornou uma das principais ferramentas para ampliar a capacidade de atendimento.
Entre exta-feira, dia 9, e o sábado, 10, um mutirão de cirurgias beneficiou dez pacientes. Na sexta, uma mulher, de 53 anos, passou por videoartroscopia - cirurgia minimamente invasiva - de joelho direito; e um homem, de 54 anos, fez o mesmo procedimento no joelho esquerdo.