Por: Da Sônia Paes

2026: Neném assume a presidência da Câmara de VR

O vereador Nilton Alves de Faria, o Neném, assume a presidência do Câmara Municipal este ano e inicia sua terceira gestão no comando da Casa. O vereador ocupou à cadeira da presidência em 2020 e 2021: "Quero o cidadão aqui, presente, acompanhando o trabalho do Legislativo", disse, aproveitando para desejar um próspero ano para à população de Volta Redonda.

O primeiro vice-presidente será Paulo Conrado; o segundo vice-presidente: Edson Quinto; o primeiro secretário: Rodrigo Furtado; e o segundo secretário José Onofre da Silva. Neném assume o lugar de Edson Quinto, que esteve na presidência do Legislativo, no ano passado.

Mesa é definida na primeiro ano de mandato

Em Volta Redonda - o maior colégio eleitoral do Sul Fluminense e da Costa Verde, com 21 cadeiras no Legislativo - os presidentes para os quatro anos são eleitos logo na primeira legislatura, em primeiro de janeiro, depois da posse dos políticos eleitos, como prefeito e vice.

Funciona da seguinte forma: cada vereador fica um ano na presidência e nos outros cargos da Mesa Diretora também, como uma espécie de rodízio. A formação para o próximo ano tem a previsão de ter o vereador Sidney Dinho como presidente, ao lado dos vereadores Edson Quinto, Luciano de Souza Portes, o "Mineirinho", Raone Ferreira, e Renan Cury. Detalhe: alguns vereadores devem vir candidatos a estadual e, com isso, os corredores da Câmara ficarão mais agitados ainda.

O planejamento para 2027 é ter o vereador Paulo Conrado, como presidente da Casa. Os outros integrandes da Mesa Diretora - decidida na primeira sessão de 2025 - são Neném, Francisco Novaes, Rodrigo Furtado, Rodrigo de Ávila, o "Nós do Povo".

Para o último ano, 2028, a composição prevê o vereador Sidney Dinho como presidente da Câmara Municipal. Irá administrar a Casa junto com os vereadores Edson Quinto, Luciano de Souza Portes, o "Mineirinho", Raone Ferreira, e Renan Cury.

A Cidade do Aço, com 221.563 eleitores, sendo 118.194 mulheres e 103.307 homens, conforme dados da Justiça Eleitoral, é a única cidade da região, por enquanto, a ter segundo turno. O prefeito Antonio Francisco Neto teve 72,84% dos votos válidos. Foi eleito com 109.688 votos, junto com seu vice o engenheiro Sebastião Faria. Neto concorreu com outros seis candidatos. a dupla disputou pela coligação "Apaixonados por Volta Redonda".