Por Redação
As altas temperaturas do verão agravaram a falta de água em diversos bairros de Barra do Piraí. O secretário municipal de Água e Esgoto, Carlos Afonso Miranda Marques, a situação é consequência direta da falta de investimentos ao longo de muitos anos.
A Prefeitura orienta que moradores que estejam enfrentando falta d'água entrem em contato para informações, solicitações e pedidos de caminhão-pipa pelos canais oficiais da administração municipal nas redes sociais (Instagram e Facebook) ou pelo WhatsApp (24) 99880-0051. As demandas estão sendo acompanhadas diariamente para atendimento prioritário das áreas mais afetadas.
- Estamos mobilizando nossas equipes, atuando em conjunto com o SAE e com a CEDAE, ampliando o atendimento com caminhões-pipa e buscando garantir que nenhuma família fique desassistida - explicou a prefeita Katia Miki, que acompanha de perto a situação e reconhece o impacto causado à população.
Uma das primeiras ações adotadas pela prefeita, ao assumir o mandato, foi buscar uma solução definitiva para um problema histórico. Em julho de 2025, a Prefeitura firmou um novo contrato com a CEDAE, que prevê investimentos totais de R$ 419 milhões no município até 2048.
Com o novo contrato, a CEDAE, que já atua no abastecimento do Vale do Ipiranga e nos distritos de Ipiabas e Vargem Alegre, assumirá a responsabilidade pelo abastecimento de água e pelo esgotamento sanitário em todo o município, após a execução das obras previstas. Até lá, o serviço segue sob responsabilidade do SAE, com apoio técnico e operacional da companhia.
Modernização das ETAs
Entre as intervenções previstas estão a modernização das ETAs existentes, a construção da nova ETA Mãe, que substituirá a atual ETA Paraíso, melhorias na rede de distribuição, instalação de novos equipamentos, ampliação da capacidade de produção e reforço operacional, especialmente nos períodos de verão. O contrato também estabelece metas claras, como a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033 e a ampliação significativa da rede de esgotamento sanitário até 2035.
-Tenho acompanhado atentamente os relatos da população e sei o quanto a falta d'água afeta o dia a dia das famílias, principalmente em períodos de calor intenso (...) Não é uma solução imediata, mas estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para mudar essa realidade de forma definitiva - afirmou Katia Miki.
A prefeitura está mobilizando nossas equipes, atuando em conjunto com o SAE e com a CEDAE, ampliando o atendimento com caminhões-pipa.
Obras de grande porte
Ainda segundo o secretário municipal de Água e Esgoto, Carlos Afonso Miranda Marques, a solução definitiva do problema passa por obras estruturais de grande porte.
-Esse é um problema que não se resolve apenas com medidas emergenciais. A partir de janeiro, a CEDAE inicia um investimento de cerca de R$ 50 milhões na construção da nova ETA Mãe, que vai reduzir em aproximadamente 70% os problemas de falta d'água no município. Essa obra vai transformar o sistema de abastecimento de Barra do Piraí - explicou.
Afonso frisou ainda que "as estruturas estão sobrecarregadas, há perda de pressão na rede e isso afeta principalmente as áreas mais altas da cidade. Mesmo assim, convocamos todas as equipes, inclusive em períodos de feriado, para trabalhar até restabelecer o abastecimento".