De acordo com relatos, a ferramenta de inteligência artificial não respondia a comandos, exibindo mensagens como “Hmmm… something seems to have gone wrong”, em português literal: “Erro na mensagem”.
Em função do problema, a Tunad usou a solução de engajamento de marcas e inteligência de mídia, analisando o volume de buscas no Google durante um período de 15 dias, observando como esse evento impactou o interesse por diferentes plataformas de inteligência artificial. Segundo a Tunad, às buscas relacionadas aos modelos ChatGPT ( OpenAI ) , DeepSeek AI , Claude ( Anthropic ), Gemini ( Google ), Grok , Perplexity , Meta AI e Character.AI foram monitoradas.
Durante todo o período, o ChatGPT manteve a liderança isolada no volume de buscas, com picos consistentes nos dias 2, 3, 4 e, especialmente, no dia 10 de junho, quando atingiu 1.844.324 buscas. No entanto, foi exatamente nesse dia, em que a plataforma enfrentou sua falha global, que seus concorrentes também registraram seus maiores picos de volumes de buscas.
Ainda de acordo com a Tunad, Gemini foi a ferramenta mais buscada depois do Chat GPT, com um pico de 171.895 buscas no dia 10/06. Deepseek chegou a 104.161 buscas e Meta AIbateu 26.680, todos esses valores representando os picos individuais de cada ferramenta dentro da janela analisada.
Segundo o especialista Ricardo Monteiro, COO da Tunad, esse comportamento revela dados interessantes da plataforma e a sua tecnologia. “Diante de falhas em plataformas dominantes, os usuários buscam rapidamente alternativas, seja por necessidade funcional, seja por curiosidade. No entanto, o movimento se mostrou pontual. Após o dia 10, houve uma queda geral no volume de buscas por todas as plataformas, inclusive pelo próprio ChatGPT, o que indica que a maioria dos usuários retornou ao uso habitual tão logo a instabilidade foi resolvida, sem uma migração de longo prazo para os concorrentes”, explica.
Esse episódio evidencia a força do ChatGPT no mercado, mas também escancara a vulnerabilidade de qualquer líder quando confrontado com problemas técnicos. “Ao mesmo tempo, mostra que os concorrentes ainda não conseguiram converter esse interesse momentâneo em adesão contínua, mas têm potencial latente de ganhar espaço sempre que houver falhas no topo”, conclui.