Por:

Sistema Jaé deverá ser oficial a partir do segundo semestre

Jacarepaguá passa a ter dois postos do Jaé | Foto: Conrado Portella/Prefeitura

O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram, nesta sexta-feira (04), um balanço da implementação do Jaé, novo sistema de bilhetagem digital da cidade, e detalharam os próximos passos da transição. Mais de 2,6 milhões de cadastros foram realizados e mais de 1,6 milhão de cartões emitidos, em uma evidente consolidação do avanço na digitalização do transporte público carioca.

"Estamos muito satisfeitos com o resultado desse mês de adesão das gratuidades ao Jaé e com a tranquilidade de que amanhã, dia 5 de julho, conforme planejado, iniciamos a operação exclusiva do Jaé para as gratuidades do município. Agradecemos muito o esforço que foi feito por parte dos cariocas e da população da região metropolitana, que aderiram ao Jaé ao longo das últimas semanas", afirmou Eduardo Cavaliere.

A partir do dia 2 de agosto, o uso do Jaé passa a ser obrigatório para todos os usuários. A medida inclui os passageiros dos transportes municipais, inclusive os usuários de vale-transporte. As empresas empregadoras devem procurar a empresa responsável pelo Jaé o quanto antes para habilitar o benefício de seus funcionários.

"É muito importante ressaltar que o cadastro no Jaé é permanente. Mesmo para quem tem direito à gratuidade, como idosos, PCDs, doentes crônicos e estudantes, o processo de cadastramento é contínuo. Atualmente, mais de meio milhão de cariocas já utilizam o Jaé diariamente para embarcar nos transportes municipais do Rio", disse a secretária Maína Celidonio.

O Jaé pode ser utilizado tanto de forma digital, pelo aplicativo, quanto com cartão físico vinculado à conta do usuário. O app permite solicitar o cartão, fazer recargas via PIX, cartão de crédito ou boleto, pagar passagens por QR Code, consultar saldo, verificar extratos, bloquear ou solicitar segunda via. O saldo não expira e permanece protegido em caso de perda ou roubo.

Também está disponível o cartão avulso, que pode ser adquirido em máquinas localizadas em estações do BRT e VLT. Esse modelo não exige cadastro e funciona de forma independente, sem vínculo com CPF ou conta digital, mas os créditos pagos ficam restritos ao cartão e não podem ser recuperados em caso de perda ou roubo.

Para garantir uma transição tranquila, a prefeitura vem fortalecendo a rede de atendimento presencial. Todos os 17 postos funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h. Quatro deles foram estruturados como Super Postos, com maior capacidade de atendimento: o Clube do Servidor Municipal (Cidade Nova), a Nave do Conhecimento (Engenho de Dentro), o Centro Esportivo Miécimo da Silva (Campo Grande) e a Vila Olímpica de Deodoro.

Além disso, foram criados, recentemente, dois novos postos para ampliar a capilaridade do serviço: no Shopping dos Peixinhos, em Madureira, exclusivo para gratuidades, e na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. O Terminal Paulo da Portela continua atendendo o público geral. Na Zona Sul, o posto de Botafogo foi realocado para a Rua Dona Mariana, 48.

A Prefeitura orienta que os usuários priorizem, sempre que possível, o atendimento online. Após o cadastro no app, o passageiro já pode utilizar o Jaé imediatamente com o QR Code gerado na plataforma. Pessoas com 65 anos ou mais têm isenção da taxa de R$ 7,95 para entrega do cartão em domicílio, caso optem por essa modalidade.