Por: Por Redação

Chuva provoca alagamentos e transtornos

A forte chuva que atingiu a Região Serrana nesta quinta-feira (29) provocou alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos em Petrópolis e Teresópolis, mobilizando equipes das Defesas Civis municipais. Apesar dos transtornos, não há registro de vítimas, desabrigados ou desalojados até o momento.

11 ocorrências

Em Petrópolis, a Defesa Civil contabilizou 11 ocorrências relacionadas ao temporal da tarde. Entre os chamados atendidos estão: pontos de alagamento, deslizamentos de terra, rolamento de rochas, avaliações emergenciais em áreas de risco e quedas de árvores

O município permanece em estágio operacional de Atenção. Três pontos de apoio seguem abertos para atendimento à população nas regiões do Alto Independência, São Sebastião e Siméria.

O transporte público opera normalmente e, no momento do boletim, o céu permanecia encoberto com chuva fraca, mas com previsão de chuva moderada a ocasionalmente forte na próxima hora.

A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e reforça que, em caso de emergência, a população deve ligar 199.

Teresópolis

Em Teresópolis, os pluviômetros registraram volumes elevados de chuva nas últimas horas. Os maiores acumulados foram observados em Bonsucesso com 79,3 mm, Vieira: 38,5 mm, Posse: 29,2 mm e Granja Florestal: 24,4 mm

Até a emissão do boletim, a Defesa Civil municipal havia registrado duas ocorrências, sendo queda de árvore sobre edificação na Rua Avelino Dias, no Cruzeiro e um alagamento na região do KM 17, em Pessegueiros

Também foram identificados pontos de alagamento em Pessegueiros (Rio-Bahia, km 70) e Bonsucesso.

Segundo o órgão, não há vítimas e a população deve permanecer atenta aos alertas. Em caso de emergência, os contatos são 0800 202 1066, 3644-6408 ou o Atendimento Digital ao Cidadão da Defesa Civil de Teresópolis.

Risco moderado de inundação na região

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é considerada moderada a possibilidade de ocorrência ou continuidade de processos de inundação em áreas que incluem Rio de Janeiro e Petrópolis, além de outras regiões do Sudeste.

O alerta leva em conta a previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, que podem gerar altos acumulados ao longo do dia, somando-se às chuvas registradas nos últimos dias.

As Defesas Civis reforçam a importância de atenção redobrada em áreas de encosta e próximas a rios, além de acompanhar os avisos oficiais.