Por: Por Redação

Região Serrana mobiliza ações de prevenção

As fortes chuvas registradas em Santa Maria Madalena nos últimos dias causaram alagamentos em algumas residências e deixaram parte da população em contato direto com a água, o que levou a Prefeitura a intensificar as ações de orientação e apoio às famílias atingidas.

A Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta para os cuidados necessários após enchentes e alagamentos, destacando que pessoas que tiveram contato com a água e não sabem ou não estão com a vacinação antitetânica em dia devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação.

Vacinação

A população deve ficar atenta a sintomas como febre, ferimentos, vermelhidão na pele, coceira ou dor abdominal. Em caso de qualquer um desses sinais, a orientação é buscar atendimento no Hospital Basileu Estrela ou na unidade de saúde mais próxima.

Doações

Paralelamente, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, também mobilizou uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar as famílias afetadas pelas chuvas.

Pontos de entrega

A administração municipal pede que a população, empresas e entidades civis que desejarem colaborar centralizem a entrega das doações na Secretaria Municipal de Assistência Social, no CRAS do Largo Machado ou na Secretaria Municipal de Defesa Civil. A medida tem como objetivo organizar o recebimento, a triagem e a distribuição dos materiais, garantindo que os itens cheguem a quem mais precisa com agilidade, segurança e transparência.

Alerta

Por meio do monitoramento contínuo de dados de chuva, níveis dos rios e previsões meteorológicas, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emite alertas oficiais de cheias para garantir o conhecimento e a segurança da população.

Nesta terça-feira (20), o Inea alertou para a passagem de uma frente fria e a atuação de um canal de umidade, que mantêm o tempo instável em todo o estado, com previsão de chuva moderada a forte e volumes que podem chegar a 75 milímetros em 24 horas.

O órgão alertou para atenção redobrada em diversas regiões, incluindo a Região Serrana, onde estão Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro, Cantagalo, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena.

O aviso também inclui municípios do Norte e Noroeste Fluminense, como Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Itaocara e São Sebastião do Alto; do Litoral Norte, como Macaé e Rio das Ostras; da Região dos Lagos, como Araruama e Saquarema; do Centro-Sul Fluminense, como Sapucaia; da Região Metropolitana, como Itaboraí; e da Baixada Fluminense, com destaque para Duque de Caxias e Guapimirim.