Por: Richard Stoltzenburg - PETR

Teresópolis e Campos recebem Postos Avançados de Ajuda Humanitária

Os postos funcionam como depósitos avançados de pronta resposta | Foto: Divulgação

Por Redação 

Campos dos Goytacazes e Teresópolis estão entre os municípios contemplados pela implantação de Postos Avançados de Ajuda Humanitária da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de resposta nas primeiras horas após desastres, período considerado crítico para salvar vidas e minimizar danos. Os equipamentos foram entregues no fim da semana.

Os postos funcionam como depósitos logísticos de pronta resposta, permitindo que materiais essenciais cheguem rapidamente às áreas afetadas enquanto o apoio de maior escala é mobilizado a partir do centro de distribuição estadual da Defesa Civil.

A estratégia prevê a instalação de contêineres logísticos em unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), escolhidas com base em critérios técnicos e localização estratégica. A medida garante maior agilidade no atendimento emergencial e suporte imediato à população atingida.

Após avaliação dos Coordenadores Regionais de Defesa Civil, foram definidos como pontos aptos para receber os contêineres:

DBM 1/5, em Guarus (Campos dos Goytacazes), com cobertura das regiões Norte e Noroeste;

16º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Teresópolis, responsável pelas regiões Serrana I e II;

DBM 2/29, em Vassouras, atendendo as regiões Sul I e II;

DBM 3/10, no Frade, com abrangência da Costa Verde.

Cada Posto Avançado possui estrutura padronizada, composta por contêineres de seis metros, equipados com 102 colchões e 102 kits dormitório, que incluem cobertor, lençol, fronha e travesseiro. O material assegura condições mínimas de acolhimento a pessoas desalojadas ou desabrigadas, fortalecendo a capacidade de resposta rápida da Defesa Civil estadual em situações de emergência.

Outros investimentos

Camos também recebeu, no mês de dezembro, as obras de revitalização e ampliação da 4ª Policlínica e da 7ª Odontoclínica Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). O evento também oficializou a inauguração de novos serviços e estruturas voltadas ao fortalecimento do atendimento em saúde aos bombeiros militares e seus dependentes.

A inauguração do Centro Quimioterápico para tratamento oncológico foi uma das principais entregas, agora o local passa a atender bombeiros militares e familiares das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Antes, o serviço era oferecido exclusivamente na capital e a nova unidade representa um avanço significativo na descentralização do atendimento especializado.

A 4ª Policlínica também passou a contar com uma sala exclusiva para diagnósticos cardíacos, ampliando a oferta de exames especializados. Além disso, está prevista para 2026 a entrada em funcionamento de um equipamento de tomografia computadorizada, que irá agilizar e qualificar os diagnósticos por imagem.

Na área de saúde bucal, a ampliação da 7ª Odontoclínica Militar possibilitou a criação de um novo consultório odontológico, ampliando a capacidade de atendimento. Para o próximo ano, está prevista a ativação do serviço de raio-x panorâmico, que contribuirá para diagnósticos mais precisos e intervenções mais eficientes.

A cerimônia contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles, além do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral, Coronel Luciano Sarmento, e do Subsecretário de Gestão Operacional da Defesa Civil, Coronel Charbio Guijarro.