Por: Da Redação

Paraíba do Sul realiza vistoria em escolas

A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, por meio das Secretarias de Defesa Civil e Assistência Social, realizou durante a semana, uma visita técnica às unidades escolares do município que poderão ser utilizadas como pontos de apoio em situações de enchentes ou alagamentos. A medida faz parte do planejamento preventivo diante dos riscos hidrológicos que afetam a região, sobretudo nos períodos de chuvas intensas.

Durante a visita, o Coordenador de Defesa Civil, Major Vinicius Villela, e o Secretário de Assistência Social, Léo Correa, verificaram as condições físicas das escolas; estrutura, acessibilidade, instalações elétricas, sanitárias, reservatórios de água, ventilação e vias de acesso para avaliar quais delas atendem aos requisitos mínimos de segurança e habitabilidade em emergências.

Também foram observados pontos de vulnerabilidade próximos, como áreas de alagamento ou risco de deslizamento. "Nosso objetivo é agir antes da crise, identificando locais seguros que possam salvar vidas e minimizar danos", afirmou o Coordenador de Defesa Civil, Major Villela.

Objetivo da vistoria

A iniciativa visa garantir que, em casos extremos, as unidades escolares possam ser imediatamente ativadas como abrigos provisórios ou pontos de acolhimento, oferecendo suporte à população atingida com dignidade e segurança.

Critérios

nCapacidade de abrigar famílias com distanciamento mínimo;

nCondições de higiene, água e esgoto;

nAcessos viáveis mesmo em cenários de alagamento;

nSegurança estrutural;

nEspaços de circulação e ventilação;

nPotencial de adaptação rápida (ex: salas amplas, auditórios, ginásios)

A Prefeitura reforça que essa ação preventiva é fundamental para aumentar a resiliência do município diante dos efeitos das mudanças climáticas e eventos extremos, e reforça que a comunidade deve manter-se atenta aos alertas oficiais da Defesa Civil. "A Assistência Social estará pronta para mobilizar equipes e apoio logístico nos pontos habilitados, garantindo acolhimento digno às famílias", completou o secretário da Assistência Social, Léo Correa.