A manhã da véspera de Natal foi mais do que especial para as famílias da Portelinha, no bairro Fonte Santa. A localidade foi a primeira a receber a unidade móvel do Prato Cheio, Programa Municipal de Aquisição de Alimentos que, em uma iniciativa inédita, levará alimentação de qualidade às famílias em situação de vulnerabilidade no município. Para tornar o Natal ainda mais especial para os moradores, o lançamento do programa contou também com a distribuição de refrigerantes, panetones e aves natalinas, garantindo uma ceia de Natal completa para as famílias.
Além dos itens da agricultura familiar, 113 famílias, identificadas anteriormente pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, receberam uma bolsa reutilizável, feita exclusivamente para o programa, com verduras, legumes e ovos adquiridos de produtores locais. Os itens, oriundos da agricultura familiar, serão distribuídos para a população uma vez por semana e as cestas básicas serão entregues para essas famílias uma vez por mês, garantindo a segurança alimentar de toda a nossa população.
Camila Rezende, moradora da Portelinha falou sobre o lançamento do programa: "A chegada do Prato Cheio foi uma luz para iluminar pessoas que já haviam perdido a esperança. Em outras ações de doação realizadas em anos anteriores, houve episódios de confusão, pois as pessoas tinham tanta necessidade que acabavam com medo de ficar sem receber a doação. Hoje, esse medo já não existe, porque finalmente há uma gestão que reconhece que o povo precisa de ajuda contínua. Levar um sorriso ao rosto dos meus filhos, nesta véspera de Natal, não tem preço." "Este é um projeto muito valioso para Teresópolis, pois está levando dignidade, respeito e igualdade à população. O Fundo da Solidariedade atua como administrador do programa, sendo responsável por toda a logística de aquisição e entrega dos alimentos, em parceria com os nossos CRAS, garantindo que o alimento chegue, de fato, a quem precisa. Fico muito feliz em participar de mais um projeto que, mesmo tendo sido iniciado hoje, já temos a certeza de seu sucesso." Declarou Cláudia Vasconcellos, Primeira Dama e Presidente do Fundo da Solidariedade.
O Programa Prato Cheio tem como objetivos principais ampliar o acesso à alimentação de qualidade, incentivar a produção rural local, estimular hábitos alimentares saudáveis e reduzir desigualdades sociais e territoriais. A distribuição dos kits alimentares será voltada para famílias inscritas no Cadastro Único, moradores de áreas vulneráveis, usuários da rede socioassistencial municipal e populações atingidas por emergências, como calamidades, desastres naturais ou interrupções de abastecimento alimentar.