Por: Da Redação

Teresópolis mantém os serviços essenciais

Publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, dia 22, o Decreto nº 6.564/2025 mantém os feriados de Natal, em 25 de dezembro, e de Ano Novo, 1º de janeiro, e estabelece ponto facultativo nos dias 24, 26, 29, 30 e 31 de dezembro e 2 de janeiro de 2026 para todos os órgãos municipais.

Com isso, a Prefeitura, os centros administrativos da Várzea - na área urbana, e de Bonsucesso - no interior, as unidades de saúde e demais órgãos municipais funcionam até esta terça-feira, dia 23, e retomam o expediente no dia 5 de janeiro de 2026.

Porém, os serviços essenciais serão mantidos para atender a população, como  urgência médica, coleta de lixo, fiscalização de trânsito e monitoramento das condições climáticas.

Saúde

As Unidades de Saúde da Família, as Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Saúde da Várzea, o Cemusa, o Centro Materno Infantil e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funcionam até esta terça, dia 23, e retomam o atendimento no dia 5 de janeiro.

Urgência médica

O atendimento médico de urgência será normal durante os pontos facultativos e os feriados de Natal e de Ano Novo na UPA e nas Unidades de Pronto Atendimento Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, e de Bonsucesso, que funcionam com plantão de 24 horas.

Lixo

A coleta de lixo domiciliar seguirá normal nos dias 24, 26, 27, 29, 30 e 31 de dezembro, e 2, 3 e 4 de janeiro, de acordo com o atendimento em cada bairro. Nos feriados de Natal (25/12) e Ano Novo (1º de janeiro), dois caminhões circularão por pontos estratégicos da cidade, seguindo o mesmo esquema de funcionamento de domingo.

Segurança

Órgãos como Defesa Civil e Guarda Civil Municipal mantêm escala de plantão 24 horas para monitoramento das condições climáticas e a fiscalização do trânsito. Os expositores da Feirarte - a popular Feirinha do Alto - seguem esquema especial de funcionamento neste período de Natal e Ano Novo. Porém, como a adesão é opcional, pode ser que nem todos os estandes estejam abertos. Nos dias 24 e 31/12, a Feira Teresópolis Artes Manuais e o Centro de Atendimento ao Turista, no Soberbo, funcionarão das 8h30 às 12h. Reinaugurado nesta terça-feira (23), com o novo Centro de Educação Ambiental, a Pista de Caminhada e o Borboletário ampliado, o Horto Municipal (Av. Tobias Barreto, 21, bairro Carlos Guinle) ficará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.