A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública e a Secretaria de Mobilidade e Urbanismo irão intensificar as ações de fiscalização entre a noite do dia 24 e a madrugada do dia 25 de dezembro, durante as celebrações de Natal, em Nova Friburgo.
Coibir
A operação tem como objetivo coibir a prática conhecida como "Rolezinho de Natal", caracterizada pela circulação de grupos de motociclistas em aglomeração pelas vias da cidade, com a realização de manobras perigosas, como empinar motocicletas e promover acelerações excessivas, ações que colocam em risco a segurança viária e perturbam o sossego público.
Além de infrações de trânsito, esse tipo de conduta configura atentado à ordem pública. Para evitar ocorrências dessa natureza, os órgãos envolvidos atuam de forma integrada e preventiva, com planejamento específico para o período.
Monitoramento
O monitoramento será reforçado por meio do Programa Cidade Inteligente, que permitirá o acompanhamento em tempo real de possíveis deslocamentos irregulares de motocicletas. As informações coletadas irão orientar as equipes da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Mobilidade e Urbanismo, possibilitando abordagens, fiscalizações e autuações, quando necessárias.
A Operação Natal de Ordem e Paz visa garantir a segurança da população, a fluidez do trânsito e a tranquilidade dos moradores durante as comemorações natalinas.
Outras operações
A Prefeitura, também iniciou na última semana, a operação "Calçada Livre" no bairro Olaria. O objetivo era identificar irregularidades cometidas por estabelecimentos comerciais, como a instalação de placas, manequins, bancas de hortifrutigranjeiros, camelôs e outros objetos que dificultam a livre circulação dos pedestres. A ação foi motivada por reclamações encaminhadas à Subsecretaria de Posturas pelos próprios moradores da região.
A operação está sendo dividida em três etapas, conforme explica o subsecretário José Luiz Gonçalves da Silva. A primeira fase, foi realizada na quinta-feira (11), os fiscais de atividades econômicas fotografaram 78 estabelecimentos que utilizavam a calçada para expor produtos ou equipamentos.
A segunda etapa, está prevista para esta semana, conforme expresso pelo Executivo.