Por Leandra Lima
Agentes do Detran do Estado do Rio de Janeiro coordenaram a "Operação Desmonte" em Nova Friburgo que acarretou na interdição de dois ferros-velhos irregulares. A força tarefa do Governo do Estado foi responsável por fiscalizar o comércio de peças e sucatas de veículos, normalmente vendidas irregularmente nesses espaços e foi realizada na última segunda-feira (8), em conjunto com a polícias militar e civil.
Irregularidades
Segundo o Detran, os estabelecimentos estavam em área de mata, apresentando risco para o meio ambiente. A região era afastada do centro da cidade e no local eram comercializadas peças sem notas fiscais e sem etiquetas de identificação, além de funcionarem de forma irregular sem licença.
No local, o Diretor Geral do Detran, Alan Ramos, identificou risco ambiental pois havia um derramamento de óleo de motor diretamente no solo, o que contamina e toxica a terra, pois é um agente biodegradável. Além disso, muitas peças oferecidas estavam armazenadas de forma irregular, espalhadas em um barranco de terra.
Conforme os dados da operação, todo o material encontrado foi apreendido e os donos não foram responsabilizados diretamente, apesar das irregularidades. Segundo Alan Ramos, a intenção é fazer com que todos os ferros-velhos se cadastrem e que o usuário possa comprar peças com etiqueta e comprovação de procedência lícita.
Operação Desmonte
A medida foi criada em agosto de 2023, a operação já interditou 138 ferros-velhos irregulares em 71 ações. Atualmente, o site do Detran RJ reúne 67 mil peças etiquetadas e disponíveis para venda em comércios regularizados.