Por:

Automóvel é o principal meio de deslocamento em Terê

Por Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 33,09% da população de Teresópolis utiliza o automóvel como principal meio de deslocamento para o trabalho e/ou estudo. Já os usuários do transporte público coletivo representam 26,8%. Em 2024, o município registrou uma frota de 113.660 veículos e a Prefeitura de Teresópolis vem aplicando uma série de ações para o estímulo ao uso do transporte público no município.

Os índices fazem parte dos resultados preliminares do Censo Demográfico 2022: Trabalho e Rendimento e Deslocamento para trabalho e para estudo, divulgados na última semana pelo instituto.

Outros meios de locomoção

Além dos percentuais do uso de automóvel e ônibus para deslocamento, a pesquisa também apontou que 10,77% da população de Teresópolis utiliza motocicleta e 25,66% fazem o trajeto de casa ao trabalho e/ou estudo a pé.

Tempo gasto

O tempo gasto no trajeto, segundo cada tipo de locomoção, também foi pesquisado e os dados do IBGE revelaram que os usuários de ônibus são os que gastam mais tempo no deslocamento. Os que levam de 31 minutos a uma hora para o trajeto representam 43,01% dos usuários. Entre os moradores que Teresópolis que fazem o trajeto para o trabalho ou local de estudo de carro, 19,47% gastam esse tempo. Ainda sobre o transporte coletivo, 14,22% dos usuários levam de uma a duas horas para chegar ao trabalho e já os que fazem o trajeto de automóvel, apenas 7,53% dos trabalhadores gastam todo esse tempo.

População

Segundo o IGBE, em 2002, a população de Teresópolis era de 165.123 habitantes. Já a população estimada para este ano de 2025 é de 176.735 habitantes.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério dos Transportes (Senatran), em 2024, o município contava com uma frota de 113.660 veículos, destes, 66.624 automóveis.

Estímulo ao uso do transporte público

Foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 15 de outubro, o II Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, que reuniu especialistas e gestores públicos e privados para debater propostas e apresentar experiências de sucesso em transporte e mobilidade. O evento foi promovido pela Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove). Durante o evento, o prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcelos, apresentou as iniciativas da gestão para a mobilidade. Entre elas, o programa "Domingão Tarifa Zero", que oferece gratuidade nas passagens de ônibus para toda a população aos domingos. Segundo a prefeitura, desde janeiro, quando começou a ser implantado, o programa já promoveu cerca de um milhão de embarques gratuitos. Além dos domingos, a tarifa zero está prevista nos feriados do Dia do Trabalhador (1º de maio), no aniversário de Teresópolis (6 de julho) e ainda no dia de Natal (25 de dezembro).

Durante o fórum, a prefeitura fez o lançamento oficial do "Vai Terê", programa de benefícios do transporte coletivo de Teresópolis, voltado para valorizar e aproximar os passageiros do sistema.

A gestão atual de Teresópolis também promoveu a 'Tarifa Cidadã', que reduziu o preço da passagem de R$ 5,30 para R$ 4,90 em janeiro deste ano, como parte das políticas pública de mobilidade e estímulo ao uso do transporte público coletivo no município.