Por:

Município de Teresópolis avança na criação de complexo ambiental

Na última quarta-feira (27 de agosto), Teresópolis recebeu a visita técnica do departamento de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que esteve na região do Inconha, área que integra o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT). No espaço, será implantado um complexo de pesquisa científica, educação ambiental e conservação da biodiversidade fluminense.

A criação do complexo faz parte do programa municipal 'Teresópolis Sustentável". O diretor do departamento de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Cleber Ferreira visitou o local acompanhado de sua equipe. A comitiva contou também com as participações do prefeito Leonardo Vasconcellos, do secretário municipal de Projetos Especiais, Marcelo Leôncio, e do vereador Bruninho Almeida.

O projeto para a implantação do complexo está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a ajuda do Inea, buscará recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) para sua implantação.

Durante a visita, o diretor do Inea, Cleber Ferreira, ressaltou que o projeto é o mais completo que ele já viu, já que integra ciência, educação e visitação sustentável. "Em nome do secretário Bernardo Rossi, reafirmo que o Inea está ao lado do município para tornar esse projeto realidade, não só como referência no Estado, mas em todo o Brasil", afirmou. "Tenho a honra de ser o primeiro prefeito a colocar os pés no Centro de Pesquisa de Teresópolis, um verdadeiro santuário da biodiversidade, lar de espécies como o Callithrix Aurita (sagui-da-serra-escuro), o gato-do-mato, a onça-parda e tantos outros animais, como a araponga, que temos o privilégio de ouvir cantar hoje, algo raro, que muitos já nem conhecem mais", divulgou o prefeito Leonardo Vasconcellos. Ele destacou que o município tem um equipamento público de valor para a pesquisa, o desenvolvimento e o turismo sustentável. "Temos o compromisso de transformar este centro em um patrimônio histórico, cultural e biodiverso, acessível à sociedade como um todo. Este lugar se torna, a partir de agora, a pedra angular da pesquisa, do desenvolvimento, do estudo e do sonho de um Brasil que volta a cuidar da sua natureza.", divulgou.

O secretário municipal de meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia, destacou a importância da parceria com o Inea na construção desse novo projeto. "Um espaço que vai funcionar como uma engrenagem, reunindo diversos equipamentos voltados ao meio ambiente, à pesquisa científica e ao turismo ligado a essas áreas", disse.

Sobre o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Criado em 6 de julho de 2009, com 5.335 hectares, o PNMMT é uma das maiores unidades de conservação municipal de proteção integral do estado do Rio de Janeiro.

A área de pesquisa do parque, localizada próxima aos bairros da Posse e Campo Grande, foi adquirida há cerca de quatro anos e hoje abriga o ponto culminante do parque, com 1.466 metros de altitude. A região ainda preserva trechos da antiga estrada para Petrópolis, mantendo viva parte da sua história.