Por Leandra Lima
O Partido Renovação Democrático (PRD), confirmou a candidatura do vereador Professor Anderson Muriçoca, para as eleições suplementares à Prefeitura de Três Rios. A aposta do partido é a chapa "puro-sangue", que indicou para vice Jozemar Corrêa, conhecido como "Dão", ou seja, a chapa é formada 100% candidatos do mesmo grupo.
As eleições suplementares serão no domingo, dia 5 de outubro, e a chapa vencedora exercerá o mandato até 31 de dezembro de 2028. Estão aptos as eleitoras e os eleitores que constam no cadastro eleitoral em situação regular.
Anderson está cumprindo o segundo mandato como vereador da cidade, tendo registrado 1.352 votos válidos no pleito de 2024, o colocando como o legislador mais votado. O candidato é trirriense, profissional de educação física, casado e pai de dois filhos. O vice-prefeito, também é trirriense, concorreu à vaga de vereador em 2020 pelo Democratas (DEM), mas ficou como suplente, é casado e já atuou como Auxiliar de Escritório e Assemelhados.
Atual presidente da Casa Legislativa
Atualmente, Muriçoca é o presidente da Câmara de Vereadores do município. Assumiu o posto no lugar de Jonas Dico (Podemos), após o parlamentar ser empossado como Prefeito Interino da cidade, ocupando agora um cargo no Executivo. A medida se deu pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que confirmou a inelegibilidade de Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos) reeleito prefeito do município de Três Rios nas Eleições de 2024, com 28. 632 votos válidos.
O político sofreu a ação por atos de improbidade administrativa, cometidos quando presidiu a Câmara Municipal. Diante da situação, Joa teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2019.
As eleições suplementares serão realizadas por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos, ou seja, a urna eletrônica. Estarão aptos a votar nas eleições suplementares, aqueles com cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no município de Três Rios até o dia 7 de maio de 2025.