Gabriel Toledo*
O presidente da Câmara Municipal de Paraíba do Sul, André Salgueiro, anunciou que um caso de febre maculosa foi registrado no município. A informação foi divulgada durante sessão plenária na última terça-feira (12). Salgueiro destacou a gravidade da situação e pediu que a população redobre a atenção. Segundo ele, o paciente recebeu atendimento no Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios. Durante o discurso na sessão, Salgueiro também há casos suspeitos e a possibilidade de que ao menos uma morte tenha ocorrido em decorrência da doença.
A febre maculosa é uma doença infecciosa e febril aguda, de gravidade variável, que pode ir de casos leves a quadros graves, com alta taxa de letalidade. Causada por uma bactéria, é transmitida pela picada do carrapato-estrela, também chamado de micuim.
Sintomas da doença
Entre os principais sintomas estão febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode causar paralisia de membros, atingir os pulmões e provocar parada respiratória. A doença também pode acometer animais.
Para prevenção, o Ministério da Saúde recomenda que, ao frequentar áreas de mata ou locais com possível infestação, a população use repelente, roupas claras e compridas, além de evitar contato com capim e vegetação rasteira.
Hospital confirma
caso no município
Em contato com o Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição, o caso foi confirmado, embora o município de Paraíba do Sul afirme que o caso ainda não foi confirmado. "...É importante ressaltar que, até o presente momento, nenhum dos casos mencionados foi confirmado, uma vez que os testes necessários para a confirmação ainda estão em fase de realização.
A equipe da Vigilância Epidemiológica está atenta e monitorando possíveis focos de carrapatos, que são os transmissores da febre maculosa. A prefeitura está comprometida em garantir a saúde e o bem-estar da população, adotando todas as medidas necessárias para o controle e prevenção de doenças.
Reiteramos que não há motivos para alarmar a população. Nossos profissionais de saúde estão devidamente treinados e preparados para atender a quaisquer necessidades que possam surgir, visando sempre a segurança e a saúde de todos".
*Estagiário sob supervisão