Por Richard Stoltzenburg
A Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto anunciou a continuidade do transporte público municipal ao prorrogar, por mais 12 meses, o contrato com a Viação Progresso e Turismo S.A. A decisão foi tomada após a empresa anunciar nas redes sociais, na última sexta-feira (18), que encerraria as atividades no município a partir desta segunda-feira (21), por conta do fim do contrato de concessão.
No comunicado, a empresa informou:
"Comunicamos que estaremos encerrando nossas atividades no transporte público municipal em São José do Vale do Rio Preto, a partir do dia 21/07/25, em função do término do contrato de concessão. Continuaremos operando as linhas intermunicipais e focando mais no eixo da estrada Silveira da Motta com a linha São José x Areal e São José x Petrópolis."
O anúncio gerou preocupação entre os moradores da região, muitos dos quais dependem diariamente do transporte coletivo. É o caso de Simone Ezequiel, moradora do bairro Rio Bonito, que relatou: "Sem o coletivo, não conseguiria chegar até o centro da cidade".
A prefeitura divulgou uma nota oficial no último sábado (19), informando que o serviço não será interrompido. O novo contrato, firmado emergencialmente, tem validade até 21 de julho de 2026 — ou até que uma nova licitação seja homologada. A administração municipal, no entanto, não informou o valor acordado com a empresa, nem estipulou prazo para a publicação do novo edital.
Após o acordo, a Viação Progresso apagou a publicação que anunciava o encerramento das atividades em São José do Vale do Rio Preto e compartilhou um novo comunicado confirmando a continuidade do serviço.