O Banco de Sangue Santa Teresa voltou a alertar a população de Petrópolis sobre a situação crítica dos estoques. Nesta segunda quinzena de julho, o déficit chega a 70% em relação ao nível ideal, com maior necessidade para o tipo O negativo. A instituição reforça que ainda dá tempo de mudar esse cenário — basta um gesto de solidariedade.
De acordo com Eliane Custódio, captadora de doadores do Banco de Sangue, as férias têm impacto direto. "Muitos viajam e deixam de doar. Somado ao frio e ao aumento de doenças respiratórias, isso derruba ainda mais as doações. Pedimos que quem está saudável doe antes de viajar ou assim que voltar", disse.
Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada entre 17 e 23 de junho com 1.500 pessoas, revelou que 53% dos brasileiros planejavam tirar férias em julho, e entre eles, 83% pretendiam viajar. Esses números ajudam a explicar por que os bancos de sangue sofrem ainda mais neste período.
OMS: cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas
No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado no mês passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que uma única doação é capaz de ajudar a salvar até quatro vidas. A entidade reforçou que o acesso a sangue seguro é fundamental para garantir uma saúde pública eficiente e universal.
"A generosidade dos doadores salva vidas, fortalece comunidades e mostra o espírito de solidariedade. Mas é importante lembrar da necessidade contínua e urgente de doações seguras e regulares", afirmou a OMS. A organização também defendeu que governos invistam em programas fortes para garantir o acesso universal às transfusões.
"Qualquer pessoa, em qualquer lugar, que precise de uma transfusão deve ter acesso oportuno a sangue seguro. No entanto, em muitos casos, especialmente em emergências ou quando sistemas de doação ainda estão em desenvolvimento, a demanda frequentemente supera a oferta", completou a OMS.
Onde doar em Petrópolis
O Banco de Sangue Santa Teresa está localizado na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no Bingen, em Petrópolis, e funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo fins de semana e feriados. Não é necessário agendar horário para doar. O local oferece estacionamento conveniado gratuito para os doadores, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, no Badia Shopping.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2245-2324 e (24) 98857-8769, ou pelas redes sociais do Banco de Sangue, no Instagram (@doesanguepetropolis) e no Facebook (@doesangue.bsst).
A doação é rápida, segura e pode salvar até quatro vidas. "A solidariedade não pode entrar em recesso. Precisamos da ajuda de todos para continuar atendendo quem precisa de transfusão todos os dias", reforçou Eliane.
Critérios para doação
Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial com foto (como RG ou CNH), em bom estado de conservação, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60), estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 quilos. Menores de idade precisam de autorização e da presença dos pais no momento da doação. Não é permitido doar sangue acompanhado de menores de 12 anos, a menos que estejam com dois adultos que se revezem durante o procedimento.
É preciso aguardar três horas após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Não é necessário estar em jejum. Quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar 12 meses para doar, exceto em regiões genitais e língua, que exigem 12 meses após a retirada. Pessoas com diabetes podem doar, desde que a doença esteja controlada e não façam uso de insulina. Procedimentos como endoscopia exigem um intervalo de seis meses.
Também não podem doar pessoas que tiveram Doença de Chagas ou infecções sexualmente transmissíveis. Em casos de gripe ou resfriado, é preciso esperar sete dias após o fim dos sintomas e da medicação. Quem tomou a vacina da gripe deve aguardar 48 horas, desde que esteja assintomático. Viagens para fora do estado podem impedir a doação temporariamente — por isso, o ideal é consultar o Banco de Sangue. Também é recomendada consulta em casos de hipertensão, uso de medicamentos, cirurgias ou diagnóstico de Covid-19.
Estoques em alerta
em Teresópolis
O Hemonúcleo de Teresópolis também ressaltou que necessita com urgência da doação de todos os tipos de sangue, tendoem vista que o estoque encontra-se em nível crítico.
A Captadora de doadores, a assistente social Renata de Paula relatou que o ideal seria uma média de 30 doações, por dia. "Porém, o Hemonúcleo atende entre 8 e 10 doadores. É fundamental que a população se sensibilize e colabore para manter o nosso estoque estável. Doar sangue salva vidas", ressalta.
Localizado na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, o Hemonúcleo de Teresópolis atende doadores de sangue de segunda a sexta, das 7h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2644- 9567 e (21) 97471-8765.