Por Leandra Lima
A Prefeitura de Três Rios anunciou a contratação de consultoria para realização de estudos técnicos e a elaboração de proposta para o edital de licitação de concessão dos serviços de transporte público de passageiros. O objetivo é assegurar assessoria técnica que versa sobre a necessidade de renovar a frota, atualmente gerida pela a empresa Transa Transportes. A contratação custará cerca de R$ 514.147,20, o certame vai acontecer no dia 27 de julho.
Os estudam visam demarcar as idades mínima e máxima para uma empresa circular no município; ver a possibilidade de utilização de veículos híbridos, ou elétricos e a implantação de sistema de bilhetagem eletrônica. Conforme o edital, será incluso a confecção de todas as planilhas de investimentos, estudo econômico contendo fluxo de caixa, planilhas de custos fixos e variáveis, custos tributários, fluxo de caixa para o período da concessão, EBTIDA, TIR e outros índices e informações econômicas necessárias; entre outros pontos. Os balanços devem conter índice de passageiros por km, receitas brutas e líquidas, além do fluxo de caixa.
As especificidades refletem no atual cenário da cidade, onde a qualidade do serviço de transporte público vem apresentando diversos problemas, desde acidentes, quebras e precariedade da estrutura dos veículos. A atual empresa que já atua na cidade há mais de 40 anos, possui 60 veículos, segundo a empresa, que circulam entre linhas urbanas e intermunicipais.
Problemas no transporte
Os ônibus da Transa vêm se envolvendo em diversos acidentes, um dos mais notórios foi o que aconteceu no dia 9 de abril deste ano, onde um veículo da frota colidiu com uma ambulância, deixando três pessoas feridas e um homem morto, conforme os informes da Policia Militar. O falecido era o paciente que estava sendo transportado no Samu, os feridos foram as acompanhantes dele, uma mulher de 30 anos, e uma criança de 10 anos. O outro foi o motorista do ônibus. Na época, a Transa emitiu uma nota solidarizando com o caso.
Há relatos de perda de rodas, quebras em horário de pico, o que causou um intenso trânsito em maio e outras queixas como a infraestrutura dos ônibus precários com portas caindo.
Além disso, em janeiro de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que apreendeu dois ônibus da concessionária após constatar irregularidades nos veículos. A fiscalização aconteceu na BR-040, em Três Rios. Os dois estavam com o licenciamento e a certificação do cronotacógrafo vencidos. Um dos motoristas também não possuía o curso especializado para condução de veículos de transporte de passageiros.
A prefeitura informou que não tem um corpo jurídico especializado na construção do edital, que necessita de especificidades para realização de um edital de concessão de transporte. A Transa Transportes não respondeu se vai concorrer na nova licitação.