Por: Richard Stoltzenburg - PETR

Serratec investe em inovação projetando futuro

Alexandre Macedo assume a direção até 2027 | Foto: Divulgação

Por Leandra Lima

O Parque Tecnológico da Região Serrana - Serratec - realizou o evento "Conectando Ideias e Transformando o Futuro", na última semana, no qual anunciou novas ideias e parcerias para a ampliação do parque, como a aliança com o Cilla Tech Park, localizado em Guarapuava (PR) e a Prefeitura de Piraí (RJ). Outro destaque foi a apresentação da análise dos resultados conquistados em três anos, dentro de 2023-2025, e a nova configuração da diretoria, que será gerida até 2027 por Alexandre Macedo, Chief Data Officer (CDO), da Info4, especialista em análise e interpretação de dados, e desenvolvimento de projetos com inteligência artificial (IA).

Na ocasião, também foram homenageadas as instituições que contribuíram para o avanço do setor em conjunto com o Parque Tecnológico nos últimos dois anos. Outro ponto celebrado foi o lançamento do projeto "embaixadores Serratec", uma iniciativa que visa ampliar o polo tecnológico por meio de pessoas que se destacam na área.

Passada de bastão

Na transição de diretoria, Gustavo Braz apresentou os feitos da gestão durante os três anos, um dos realces foi o contrato estabelecido com o Pacto Global das Nações Unidas e a parceria com a Solarplex, que vai auxiliar no preparo para

Certificação na Norma ABNT 2030, em agosto deste ano. Outros destaques foram a capacitação de recursos e parceiros na ordem de R$ 5,4 milhões em fomentos para execução dos projetos, conquistando parceiros como MCTI, Softex, Brisa, restando um caixa de mais de R$ 500 mil para novos investimentos. Também foi destacada a formação de 552 pessoas no programa de qualificação profissional Residência em TIC. Além de quatro projetos ligados ao desenvolvimento de Software e Infraestrutura de Redes, sendo eles: Dados, Infra Cibersegurança, STEM e Gestão de Projetos em TI.

Parcerias

A criação de novas parcerias visa ampliar a extensão do polo. No evento, foi firmada a parceria com a Prefeitura de Piraí e o Cilla Tech Park, que integra a iniciativa chamada "Modelo de expansão em rede", permitindo a participação de outros ecossistemas que vão além do alcance regional da Serra o que possibilita maior alcance.

Futuro

Segundo representantes do Parque Tecnológico da Região Serrana, existem iniciativas prioritárias para o futuro do setor, dentro delas estão os cinco verticais de inovação: Turismo, Inovação Social, Agro, Cidades Inteligentes e Resilientes, Biotecnologia e Saúde. Que visam desenvolver e conectar inovação aberta e tecnologia a cadeias produtivas regionais. Além do fortalecimento e expansão da Residência em TIC; Captação de recursos e atração de parcerias através dos portfólios de projetos do Serratec; O Hub de Inovação; O Centro de serviços compartilhados: Mapeamento do setor de TIC e Programa universidade empresa.

Essas ações em conjunto traçam a perspectiva de crescimento do Serratec, que busca reforçar a vocação tecnológica da Região Serrana, indo de acordo com a lei estadual que a define como Capital Tecnológica do RJ (Lei 10.716/25).