Por: POR PAULA VIEIRA

Hemorio incentiva doação de sangue com ação de carnaval

'CarnaHemorio - Folia que Salva' acontece nesta quinta | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Iniciada nesta segunda-feira (9), a campanha "CarnaHemorio - Folia que salva" retorna na quinta (12), com o objetivo de incentivar a doação de sangue antes e após o Carnaval. Segundo o Hemorio, este é um dos períodos mais difíceis para a manutenção dos estoques, já que a queda nas doações podem chegar a 30%, enquanto a demanda por sangue aumenta em atendimentos de emergência.

Atualmente, o estoque do hemocentro abastece mais de 100 unidades de saúde em todo o estado. Por isso, o Hemorio precisa coletar 400 bolsas de sangue por dia para manter os estoques em nível regular. "As campanhas devem sensibilizar a população e garantir o atendimento a todos. Cada doação pode salvar várias vidas", destaca o diretor Luiz Amorim.

'Dia da Folia' terá blocos de rua no salão

Para atrair ainda mais pessoas para a campanha de doação, no dia 12, o Hemorio realiza o Dia da Folia na R. Frei Caneca, nº 8, Centro. O bloco Balanço Zona Sul e outros animam o salão de doadores. O Hemorio funciona normalmente no período de Carnaval, de 7h as 18h, para receber doadores. Para participar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. Não precisa de jejum, basta evitar alimentos gordurosos e álcool.

Allegria revela musas do Carnaval

Rainha, musas e muso escolhidos pelo Camarote Allegria | Foto: Divulgação / G2Films

O Camarote Allegria revelou o elenco que representará o espaço no Carnaval 2026. Em evento no Pão de Açúcar, o grupo anunciou Adriane Galisteu, Gkay, Tati Barbieri e Viviane Araújo como as musas da temporada. O influenciador Theodoro foi escalado como o muso da edição, em um movimento que busca diversificar o perfil dos anfitriões na Sapucaí. O Allegria conta com atrações para todos os dias dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio. As vendas de ingressos para o camarote estão abertas na plataforma Ticketmaster.

Narcisa será a 'Rainha da Loucura'

Para o evento no Sambódromo, a socialite Narcisa Tamborindeguy foi confirmada como Rainha da Loucura. Outra novidade é Nicole Bahls, que assume o posto de Rainha da FeijoaJay, evento gastronômico do Allegria. O anúncio oficial também contou com a presença da apresentadora Ana Clara, Diogenes Queiroz e Rafael Coimbra. O camarote fica no setor 11 da Marquês de Sapucaí.

1.131 novos empregos

O Rio inicia a semana com 1.131 vagas de emprego, sendo 183 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência. As vagas também abrangem quem está em busca do primeiro emprego e estágios para estudantes. Entre as oportunidades para o público geral, 106 são para empregada doméstica e 40 para ajudante de motorista.

Primeiro trabalho

Segundo a Secretaria de Trabalho e Renda, para candidatos sem experiência, há 50 vagas para atendente de lanchonete (restaurante), 48 para teleatendimento, 30 para operador de loja, entre outras. Para pessoas com deficiência, são 82 vagas para atendente de loja, 10 para auxiliar de produção e 10 para coletor de reciclável.

Vagas de estágio

As vagas de estágio são voltadas, principalmente, para alunos de Gastronomia (16), Administração (8), e Engenharia (4). A lista completa está disponível no site trabalho.prefeitura.rio. Os interessados também podem se candidatar em uma das Centrais do Trabalhador, de 8h às 16h, em regiões como Centro, Campo Grande e Tijuca.

Ocupação irregular

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou ação civil pública com pedido de liminar para que a União e a prefeitura do Rio adotem medidas voltadas ao ordenamento urbanístico e a recuperação ambiental da orla de Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste. A medida tem o objetivo de solucionar as ocupações irregulares em área de proteção ambiental.

Danos ambientais

Segundo a ação, omissões do poder público corroboram para a progressão da degradação causadas por construções irregulares. Desta forma, manguezais, áreas de restinga e remanescentes da Mata Atlântica, além das praias, são afetados, sem a adoção de providências para coibir os danos ou promover a recuperação ambiental.

Atuação conjunta

Com a ação, o MPF pede que a Justiça Federal fixe as diretrizes iniciais para a atuação conjunta da União com o município. A solicitação inclui a realização de vistorias, implementação de políticas habitacionais, criação de um plano de regularização urbanística e ambiental e a fiscalização contínua na região.