O prefeito Eduardo Paes anunciou a reconstrução do Centro Cultural Cordão da Bola Preta. Sede do bloco mais antigo do Rio, o local receberá obras da Secretaria de Infraestrutura com início neste semestre e prazo de oito meses. "Não posso ir embora sem dar início à revitalização deste lugar tão simbólico", afirmou Paes no evento realizado sexta (6).
Localizado na Rua do Lavradio, o imóvel integra a área de proteção cultural. O projeto incorpora o prédio vizinho, adquirido pela Prefeitura, ampliando a área para 1,2 mil m² e capacidade para 1.200 pessoas. O complexo terá bistrô, cozinha, área de shows, mezanino e total acessibilidade, recuperando estruturas degradadas.
Pedro Ernesto Marinho, presidente do bloco, celebrou os 107 anos da instituição com a reforma histórica. O vice-prefeito Eduardo Cavaliere enalteceu o Bola Preta e reforçou o compromisso com a cultura do carnaval. A iniciativa também visa impulsionar a economia criativa. Após a visita, Paes esteve na Cidade do Samba para conferir os barracões das escolas para os desfiles que começam dia 13 na Sapucaí.