Por: Paula Vieira

Alerj concederá a Medalha Tiradentes a Wagner Moura

Wagner Moura ganhou o Globo de ouro em janeiro de 2025 | Foto: Rick Pollk/Golden Globe Foundation

O ator Wagner Moura, que também é diretor, roteirista, produtor e músico receberá a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Alerj. A determinação parte da Resolução 1.377/26, de autoria da deputada Zeidan (PT) e promulgada pelo presidente em exercício, Guilherme Delaroli (PL).

A parlamentar destaca que Wagner Moura atua em projetos que rompem estigmas e ampliam a diversidade nas telas, sendo um dos principais representantes do cinema brasileiro no cenário internacional.

"Wagner construiu uma carreira marcada por talento, compromisso e coragem. Sua atuação em "O Agente Secreto", reconhecida mundo afora, mostra a força da nossa cultura e a capacidade do Brasil de produzir arte potente e crítica", destacou. 

30 anos de carreira e disputa pelo Oscar

Por sua atuação no filme "Agente Secreto", dirigido por Kléber Mendonça Filho, Wagner Moura foi premiado no Festival de Cannes e no Globo de Ouro, além de disputar o Oscar.

Ao longo de 30 anos de carreira, o artista, que começou nos teatros de Salvador, atuou em produções marcantes, como "Deus é Brasileiro", "Carandiru", "Tropa de Elite" e "Saneamento Básico, o filme", se projetando internacionalmente com "Elysium" e como estrela da série "Narcos".