Por: POR PAULA VIEIRA

Guarda Municipal reforça fiscalização na volta às aulas

O efetivo empregado será de 100 guardas municipais, | Foto: Divulgação

A Guarda Municipal do Rio iniciou na terça (3) a Operação Volta às Aulas para reforçar a fiscalização no entorno de escolas e corredores viários. Ao todo, 100 agentes monitoram o tráfego em mais de 30 pontos estratégicos de grande fluxo, como as ruas São Clemente, São Francisco Xavier, Visconde Silva e a Estrada do Joá.

O foco é garantir a fluidez e a segurança na travessia de alunos. Paralelamente, o Grupamento de Ronda Escolar retoma o patrulhamento preventivo para proteger estudantes e professores na rede municipal, intensificando a presença em todas as regiões. A prefeitura orienta motoristas a evitarem filas duplas e paradas em locais proibidos, como calçadas. O uso da faixa de pedestres é fundamental.

Ruas atendidas e recomendações

Além das ruas no Humaitá, Botafogo e Tijuca, a operação acontece na Av. Maracanã; R. Araguaia e R. Geminiano Góis, na Freguesia; Av. Nelson Cardoso, na Taquara; R. Professor Ferreira da Rosa, Rua Correia de Araújo e Av. Vito Konder, na Barrinha; Estrada do Joá e Av. Tenente Coronel Muniz de Aragão, no Anil. A GM ainda recomenda que os responsáveis orientem seus filhos sobre travessia e ponto de encontro para embarque e desembarque.

Operação Praia Legal

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram, nesta quarta-feira (4), mais uma etapa da Operação Praia Legal. A iniciativa voltada ao combate de práticas comerciais abusivas e fiscalização dos comércios na orla da capital aconteceram na Praia do Recreio, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro.

Dois são presos

Duas pessoas foram presas na ação realizada no Recreio. Os agentes fiscalizaram quiosques, barracas e a atuação de vendedores e ambulantes, apurando más práticas que lesam os consumidores. A primeira ofensiva aconteceu em Copacabana, em 29 de janeiro, quando quatro infratores foram presos em flagrante.

Combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade nas ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) nesta semana. 23 bairros de todas as regiões do Rio receberão os agentes de saúde. A estratégia SVS na rua é intensificada no verão devido ao registro de maior incidência das doenças.

Visitas desta quinta

Nesta quinta-feira (5), os agentes de saúde visitam os bairros de Santa Teresa, Ipanema, Praça da Bandeira, Penha, Lins de Vasconcelos, Pilares, Bento Ribeiro, Vila da Penha, Irajá, Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Madureira, Pavuna, Acari, Padre Miguel, Jardim Sulacap, Guaratiba, Santa Cruz, Realengo e Campo Grande.