Por: Redação

Lula atende Paes e mantém restrições de passageiros no SDU

Eduardo Paes em encontro com o presidente Lula e o ministro Silvio Costa Filho | Foto: Reprodução/Instagram

Em Brasília, o prefeito Eduardo Paes (PSD) se reuniu com o presidente Lula (PT), nesta terça-feira (3), e anunciou que o Governo Federal atendeu ao pleito do Rio de Janeiro para manter as restrições de passageiros no Aeroporto Santos Dumont.

A decisão do presidente foi pela revogação do Despacho Decisório nº 6 de 2025, do Ministério de Portos e Aeroportos, que previa uma flexibilização nas regras de operação do terminal central. Com isso, fica preservada a política de integração dos aeroportos cariocas iniciada em 2023, que visa fortalecer o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) como o principal portão de entrada de voos internacionais e conexões de longa distância no estado.

De acordo com o prefeito, o despacho que foi anulado representava uma ameaça direta à recuperação do Galeão, pois permitia um aumento gradual de fluxo no Santos Dumont que poderia desequilibrar novamente o sistema aéreo.

Ao sair do encontro no Palácio do Planalto, Paes reforçou que a manutenção das regras atuais é uma questão de estratégia econômica para a cidade e para o estado. "Contra fatos não há argumentos e os números não mentem: as medidas tomadas pelo presidente Lula no início de seu mandato permitiram a recuperação do aeroporto do Galeão, aumentando o número de turistas e negócios para o Estado do Rio", destacou o prefeito do Rio.

Os números citados pelo prefeito mostram que o Galeão bateu recordes em 2025 justamente por conta do menor volume de passageiros concentrado no Santos Dumont. No último ano, o aeroporto internacional registrou 17,8 milhões de passageiros, um crescimento de 125% em relação a 2023.

O destaque ficou para o fluxo de estrangeiros, que atingiu 5,7 milhões de pessoas, alta de 59%. No total, o sistema de aeroportos do Rio recebeu 24,1 milhões de passageiros, crescendo 24% na comparação com o ano de 2023. A diretriz mantida pelo presidente busca garantir que a conectividade nacional e internacional continue em expansão.

O vice-prefeito Eduardo Cavaliere também utilizou suas redes sociais para destacar o sucesso da articulação política e o impacto direto na economia carioca.

Em seu perfil no Instagram, ele celebrou o acordo: "Numa decisão mais que acertada, fruto do diálogo do prefeito Eduardo Paes com nosso presidente Lula e o ministro Silvio Costa Filho, a cidade do Rio vai seguir sendo porta de entrada do Brasil pro mundo, fomentando o turismo, gerando emprego e renda pra nossa cidade e nosso país. Vale lembrar que foi uma decisão do próprio Presidente Lula em 2023 que permitiu a retomada do Galeão que fez o Rio de Janeiro e o Brasil baterem o recorde histórico de turismo em 2025. É mais que uma vitória pro Rio. É uma conquista de todo o Brasil", declarou.