Por: Redação

CORREIO CARIOCA | Rio oferece 1.670 vagas de emprego

Também há oportunidade de estágios em diversas áreas | Foto: Divulgação/SMTE

A Prefeitura do Rio, via Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, inicia o mês com 1.670 vagas abertas. Para o público geral, são 1.509 oportunidades, com destaque para doméstica (106), babá (51) e ajudante de motorista (40).

Quem não possui experiência e busca o primeiro emprego encontra 150 vagas para auxiliar de açougue, estoquista e auxiliar de limpeza. O setor de estágios oferece oportunidades em Gastronomia, Administração e Pedagogia. Segundo o secretário municipal substituto de Trabalho e Renda, Florentino Azevedo, o mercado segue aquecido, impulsionado pelo comércio durante as férias.

"O mercado de trabalho no Rio prossegue aquecido, com excelentes oportunidades de emprego para pessoas de vários perfis. Com a cidade em férias, são destaques as vagas ligadas ao comércio, mas outros postos também estão contemplados, inclusive para aqueles que não têm experiência ou para pessoas com deficiência", destaca.

Florentino Azevedo enfatiza a atuação da SMTE, que incentiva quem está em busca de um emprego a contar com a pasta para conseguir uma vaga ainda no início do ano.

"Aproveitar as oportunidades oferecidas pela SMTE para direcionar com segurança o currículo ou agendar entrevista de emprego é uma ótima estratégia que pode resultar em um novo ciclo de vida profissional, no início do ano", afirma.

Cadastro de currículos pela SMTE

Do total de vagas, 161 são para pessoas com deficiência, com foco em atendente de loja (84) e auxiliar de produção (10). O cadastro deve ser feito no site da SMTE ou presencialmente, das 8h às 16h, nas unidades da Central do Trabalhador no Centro, Campo Grande, Engenho Novo, Ilha, Jacarepaguá, Santa Cruz e Tijuca.

O programa Trabalha Rio também realiza ações itinerantes nesta semana, passando por Campo Grande, São Cristóvão e Ilha do Governador.

Obras de ubarnização na Maré

A prefeitura anunciou uma série de obras de urbanização, recuperação ambiental e lazer no Complexo da Maré, via PAC Periferia Viva. O aporte de R$ 171 milhões focará em drenagem, esgoto e pavimentação de 265 ruas. As áreas críticas prioritárias são Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Timbau e o entorno da Av. Ribeiro Dantas.

Criação de espaços de lazer

A etapa inicial do projeto prevê a criação do Parque Linear da Maré, na Vila dos Pinheiros, área atualmente degradada. O espaço terá quadras, áreas de convivência anfiteatro e hortas. Para combater o descarte irregular de lixo, cinco ecopontos com caixas compactadoras serão instalados, beneficiando diretamente cerca de 11 mil domicílios.

Prefeitura assina termo de aquisição da Fazenda Baronesa

Ainda no final de semana, a prefeitura assinou o termo de aquisição da Fazenda da Baronesa, marco do século XVIII na Taquara. O imóvel, tombado pelo patrimônio federal, será transformado em parque público. A Rio-Urbe licitará o projeto que prevê a restauração da Casa Grande e da capela sob normas de preservação.

Espaço dará origem ao Parque Taquara

De acordo com a prefeitura, a criação do Parque Taquara integra a política de espaços públicos estruturados na Zona Oeste, repetindo o modelo de sucesso dos parques Madureira e Oeste. Além da preservação da arquitetura colonial, o município mira na proteção ambiental local e no acesso à cultura e ao lazer.