Por: Paula Vieira

Polícia Civil impede ataque com bombas no Centro do Rio

Três criminosos foram presos na operação da DRCI | Foto: Divulgação/Policia Civil

Uma ação estratégica da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) impediu, nesta segunda-feira (2), um plano de ataque terrorista que visava o prédio da Alerj, no Centro do Rio.

A Operação Break Chain desarticulou o grupo "Geração Z", que utilizava redes sociais e grupos de mensagens para disseminar conteúdos voltados à radicalização e ao confronto. Três criminosos foram presos e 17 suspeitos são alvos da investigação, que abrange a capital, a Região Metropolitana e o interior.

Segundo a Polícia Civil, os ataques estavam marcados para as 14h, com o intuito de destruir prédios públicos e sistemas de comunicação. Para impedir a ação, a Civil monitorou o processo de radicalização dos extremistas.

Possíveis terroristas são investigados

A DRCI apreendeu instruções para a confecção de artefatos explosivos, como coquetel molotov, além de bombas caseiras com bolas de gude e pregos. Os alvos são investigados por incitação ao crime, associação e posse de artefato explosivo.

Todos são participantes ou administradores de grupos que incentivavam a prática de atos violentos e ações planejadas, incluindo a escolha de um local sensível do cenário político fluminense. As investigações seguem em curso.