Por: Paula Vieira

CORREIO CARIOCA | Prefeitura lacra 250 ônibus e lança cinco novas ligações

As empresas Real e Vila Isabel têm causado problemas | Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

Após o descumprimento da vistoria obrigatória dos veiculos das empresas Real e Vila Isabel, a Prefeitura do Rio, via Secretaria de Transportes, lacrou 250 veículos, no sábado (31).

O prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmou que não tolerará o desrespeito com a população e anunciou que a Mobi-Rio e o Consórcio Intersul assumirão as linhas. Para garantir o atendimento, cinco novos serviços foram lançados: 162 (Gentileza-Leblon), 319 (Alvorada-Central), 160 (Gentileza-Leblon via Rebouças), 475 (São Cristóvão-Leblon) e 111 (Central-Leblon).

A prefeitura usará o sistema Jaé para fiscalizar as viagens e punir concessionárias, antecipando o fim dos contratos e preparando novas licitações.

2 linhas passam a operar nesta segunda

O município determinou que o Consórcio Intersul retome as linhas inativas 222 (Vila Isabel-Gamboa), 433 (Vila Isabel-Siqueira Campos), 439 (Vila Isabel-Leblon) e 463 (São Cristóvão-Copacabana). Nesta segunda (2), entram em operação a 164 (Gentileza-Leme) e a SV319 (Central-Alvorada). A Mobi-Rio atenderá os trajetos temporariamente. Itinerários da 109 e 456 foram ajustados para ampliar a cobertura e garantir o transporte aos usuários.

"Canções e Momentos" no Blue Note

O cantor carioca Serggio Torres e banda apresentam nesta terça (3), às 20h, o espetáculo "Canções e Momentos", no Blue Note Rio, em Copacabana. O show é a quarta apresentação na casa de espetáculo e é uma homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento, um dos maiores nomes da música brasileira. Os ingressos custam R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia) e podem ser comprados através do site: www.eventim.com.br.

Nos últimos meses, Torres e banda levaram o repertório ao palco do Blue Note Rio em três sessões lotadas.

Homenagem a Milton Nascimento

Agora, o grupo retorna à casa em um formato intimista, revisitando clássicos como "Travessia", "Maria, Maria", "Nada Será Como Antes", "Tudo o que você podia ser", entre outras canções que atravessaram gerações. Com arranjos refinados e interpretações marcadas pela emoção, "Canções e Momentos" propõe um mergulho na memória afetiva e na força poética da obra de Milton Nascimento.

Souza Aguiar e SAMU realizam treinamento de Incidentes com Múltilas Vítimas

Um treinamento inédito de Incidentes com Múltilas Vítimas (IMV) foi realizado pelo Hospital Souza Aguiar em parceria com o SAMU, na última sexta. O teste simulou um atropelamento em massa e avaliou a capacidade de resposta imediata dos serviços de resgate em grandes aglomerações, considerando o período de carnaval, para garantir salvamentos em pouco tempo.

 

Voluntários participaram fazendo o papel das vítimas

A simulação testou a integração entre o atendimento pré-hospitalar e a emergência, contando com 20 voluntários fazendo o papel das vítimas. Na visão da diretora do Hospital, Paula Travassos, "o resultado foi extremamente positivo". A mobilização teve médicos, enfermeiros, maqueiros, agentes de limpeza, entre outros.

 

Preparo do hospital para 'situações de caos'

A operação foi liderada pelo médico Mauro Massa, chefe da emergência, que coordenou o fluxo técnico dos atendimentos. A equipe incluiu 50 médicos e 50 profissionais de enfermagem. "Em uma situação de caos, cada segundo conta. Queremos que cada profissional, do maqueiro ao cirurgião, saiba sua função", disse Massa.

 

Super Centro da Melhor Idade é inaugurado em Jacarepaguá

O Super Centro da Melhor Idade em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste, foi inaugurado pela prefeitura no sábado (31). Com 600 m², a unidade tem capacidade para atender até 300 idosos por turno. O espaço foca na longevidade e autonomia, sendo um modelo de cuidado integral para quem busca envelhecimento ativo na região da Taquara.

 

Atividades oferecidas

O centro oferece academia, salas de aula, inclusão digital, além de yoga e alongamento para o bem-estar físico. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar com nutricionistas, psicólogos e terapeutas. O objetivo, segundo o prefeito Eduardo Paes, é garantir saúde e dignidade para os idosos do Rio de Janeiro.

Como participar

Para participar, o idoso deve levar RG, CPF, comprovante de residência, foto, vacinação e atestado médico ao local. Outras unidades ficam na Gávea, Tijuca e Madureira. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo Canal Rio Cuidadoso, no telefone (21) 97533-8831.