Por: Redação

Rafael Satiê encontra Eduardo Bolsonaro em Jerusalém

Eduardo Bolsonaro ao lado do vereador Rafael Satiê | Foto: Reprodução/Redes sociais

O vereador Rafael Satiê (PL) se reuniu, no último sábado (24), com o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro e o comentarista Paulo Figueiredo em Jerusalém, Israel. O encontro ocorreu na véspera da Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo, que acontece entre segunda (26) e terça (27), no Knesset, o Parlamento israelense. O evento reúne lideranças conservadoras de diferentes países.

De acordo com a assessoria do vereador, Satiê viajou ao país originalmente em uma peregrinação religiosa, com uma agenda voltada a momentos de oração pelo Brasil, mas acabou integrado à programação política após ser convidado por organizadores do seminário.

Encontro com irmãos Bolsonaro em Jerusalém

O encontro com Eduardo Bolsonaro ocorreu no contexto da presença da família Bolsonaro no país. O senador Flávio Bolsonaro (PL) participa da conferência como orador, em meio à sua agenda internacional de pré-campanha. Eduardo tem atuado diretamente na articulação do roteiro de seu irmão e acompanha os compromissos em Jerusalém.

A conferência no Knesset abordará temas ligados ao combate ao antissemitismo, ataques a comunidades judaicas e os desafios políticos enfrentados por democracias ocidentais. O evento conta com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e representantes de países como Argentina, Albânia, Estados Unidos e Polônia. O convite aos irmãos Bolsonaro partiu do ministro israelense de Assuntos da Diáspora e Combate ao Antissemitismo, Amichai Chikli.

Vereador diz estar orando por Jair Bolsonaro

Nas redes sociais, o vereador Rafael Satiê publicou: "Existem batalhas que se enfrentam com estratégia. Mas há outras que só se vencem com fé". Na mesma postagem, o parlamentar afirmou que está em Israel "orando pelo Brasil, pelo presidente Bolsonaro e pelos presos políticos do 8 de janeiro", acrescentando que "há uma luta espiritual em curso".

Jair e Eduardo vivem tempos complicados

Sobre a situação jurídica e parlamentar da família, Eduardo Bolsonaro, que foi viver nos EUA, teve seu mandato cassado em dezembro de 2025 pela Câmara dos Deputados, por excesso de faltas, se ausentando de 63 das 78 sessões deliberativas. No exterior, o ex-deputado tentou defender seu pai, buscando o apoio do presidente norte-americano Donald Trump.

Condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal, em 22 de novembro, por violação de tornozeleira eletrônica e risco de fuga. Atualmente, o ex-presidente cumpre pena na Sala de Estado-Maior da PM do Distrito Federal, no Complexo Penitenciário da Papudinha.