Por: Paula Vieira

CORREIO CARIOCA | Justiça determina remoção de decks na praia da Barra

Apropriação irregular está com os dias contados na Barra | Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Edição destaca novas vagas de emprego no Rio; alívio para empreendedores da Feira de São Cristóvão; implementação de novas linhas de ônibus e limpeza após folia do fim de semana

A Justiça Federal determinou a retirada imediata de estruturas ilegais na areia da Praia da Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que denunciou a ocupação irregular de áreas de preservação por quiosques e associações privadas.

O tribunal reafirmou que as praias são bens públicos de uso comum, proibindo que interesses comerciais bloqueiem o acesso da população ou degradem o meio ambiente local. A liminar da 34ª Vara Federal ordena a remoção de decks, sofás, mesas, ombrelones, vasos e banheiros químicos instalados na areia. A medida visa a preservação e interrupção da exploração privada na orla, garantindo o uso público do espaço.

Riscos de danos ambientais e urbanísticos

Além da retirada dos móveis, a sentença estabelece que materiais esportivos sejam guardados no subsolo do calçadão, deixando a areia livre. Segundo o MPF, o pedido foi postergado para permitir que os envolvidos se posicionassem.

Porém, "com o acréscimo de novas informações técnicas e manifestações dos réus e do poder público, a Justiça entendeu que há requisitos que autorizam a concessão da medida de urgência", como risco de danos ambientais e urbanísticos.

Rio tem 1.120 novas vagas de emprego

O mercado de trabalho no Rio de Janeiro fecha janeiro com 1.120 novas vagas em diversos setores. Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, o setor de serviços lidera a oferta, com 106 postos para trabalhadores domésticos e 48 para telemarketing.

Há chances para profissionais com experiência, como técnicos de farmácia e mecânicos, além de 157 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência. Estudantes de Administração e Gastronomia também encontram vagas de estágio abertas nesta reta final de férias.

Como se candidatar para as vagas

Há 157 oportunidades para pessoas com deficiência | Foto: Roberto Moreyra/SMTE

Para se candidatar, os interessados devem cadastrar o currículo no site trabalho.prefeitura.rio ou comparecer a uma das sete Centrais do Trabalhador, no Centro, Tijuca, Campo Grande, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Engenho Novo e Santa Cruz, que funcionam das 8h às 16h. A lista completa de vagas também está disponível no Instagram @trabalho.rio.

Leilão do terreno da Feira de São Cristóvão é suspenso

Na tarde desta segunda (26), o prefeito Eduardo Paes (PSD) declarou a suspensão do leilão do terreno que abriga o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente chamado de Feira de São Cristóvão. O leilão aconteceria em decorrência de um processo da União contra a Riotur por dívidas trabalhistas.

Prefeito anuncia acordo para pagamento da dívida

Segundo o prefeito, foi definido um consenso para quitar o débito. "Acabamos de fechar acordo para pagamento de uma dívida da Riotur que colocava o Pavilhão de São Cristóvão sob risco de leilão. Leilão suspenso e continua com o incrível Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas", publicou Paes.

O edital do leilão previa lance mínimo de pouco menos de R$ 25 milhões e não havia garantias de que o espaço fosse utilizado com os mesmos fins de promoção da cultura nordestina no Rio de Janeiro, o que inclui um mercado de vasta culinária, música, artigos de decoração, entre outros.

Transporte público ganha impulso

A Prefeitura anunciou a criação de duas linhas de ônibus ligando Zona Norte, Centro e Sul. A 475 faz o trajeto Metrô São Cristóvão-Leblon e a 111 vai da Central ao Leblon. Segundo a Secretaria de Transportes, a ação visa ampliar opções de deslocamento e reforçar o atendimento do transporte público aos passageiros.

Novas linhas atendem Centro, Zona Oeste e Zona Sul

Outra novidade é a linha 014 (Paula Matos x Central), que teve seu itinerário estendido. O trajeto agora atende Praça XV, Candelária e Central do Brasil, ampliando a cobertura no Centro. A mudança nas linhas de ônibus visa facilitar o acesso a pontos estratégicos e acontece após diversas paralizações que impactaram o transporte, afetando a rotina dos passageiros.

Comlurb coleta 59,4 toneladas de resíduos no 1º fim de semana de blocos

A Comlurb removeu 59,4 toneladas de resíduos no primeiro fim de semana de blocos no Rio. A operação mobiliza quase dez mil garis e conta com 13 mil contêineres espalhados pelas ruas para o descarte adequado. O trabalho é feito antes, durante e após os desfiles para garantir a limpeza das vias e acessos.

Maior limpeza hidráulica da história

A companhia utiliza 1.507 veículos e 40 mil litros de sabão na maior limpeza hidráulica da história da cidade. Após os blocos, as equipes aplicam essência de eucalipto nas ruas e áreas de banheiros químicos.

Apesar das ações de limpeza, é de extrema importância que os foliões tenham a consciência de descartar seus resíduos em lixeiras e contêineres disponibilizados. O serviço especial, que vai até 22 de fevereiro, não afeta a coleta de lixo rotineira dos bairros do Rio de Janeiro.