Por:

Padilha destaca parceria com Eduardo Paes

Ministro reforça boa relação com a Prefeitura do Rio de Janeiro | Foto: Paula Vieira/CM

Por Paula Vieira

Além da inauguração do novo ambulatório de Oncologia Pediátrica do INCA, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou outras unidades de saúde no Rio de Janeiro nesta quinta-feira. O roteiro marca o avanço do planejamento da pasta com o programa "Agora Tem Especialistas" e o Plano de Requalificação dos Institutos Federais.

Padilha entregou o Centro de Atenção em Ortobiológicos no INTO e a cirurgia robótica no INCA. No Instituto Nacional de Cardiologia (INC), inaugurou o Serviço de Sequenciamento Genético, o Centro de Telessaúde e o Observatório de Saúde Cardiovascular, além de reativar leitos e cuidados paliativos. Com investimentos de R$ 170 milhões e a contratação de 2.059 profissionais via Fiocruz, o plano visa modernizar a infraestrutura e reduzir as filas do SUS.

Em um momento de especulações, a agenda reforçou o alinhamento político. "O prefeito Eduardo Paes é um grande aliado do presidente Lula, do Ministério da Saúde, do SUS. Parte dessa reestruturação passa por uma parceria com a prefeitura. Vamos, ainda no primeiro trimestre, inaugurar o novo Andaraí e o novo Cardoso Fontes. O prefeito fez questão de convidar o presidente Lula. No Andaraí, é uma transformação completa. O hospital já tem tomógrafo, dobramos as cirurgias e atendimentos. Inauguramos o novo Centro Tratamento de Queimados, referência para o Brasil, e novas urgências pediátrica e adulta", detalhou o ministro.

O plano vai contratar e reorganizar funcionários para colocar em dia os atendimentos que estão atrasados, especialmente no Hospital de Bonsucesso, com o objetivo de fazer o sistema de saúde ter mais agilidade. Na atenção primária, Padilha destacou o Rio como vitrine.

"A cidade foi a primeira a ter um grande volume do uso do Implanon (...) já passamos de 20 mil mulheres atendidas pelo Governo Federal. Nossa expectativa é atingir 1,8 milhão de mulheres até o fim do ano e a Prefeitura é a grande parceira".

O ministro exaltou o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo, lançado pela Prefeitura, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro de Operações Rio (COR): "O Rio integra dados do Clima com a Saúde, o que permite que a Prefeitura se antecipe nos medicamentos, nas orientações para as unidades de saúde. Isso salva muitas pessoas, então se tornou uma referência e precisamos multiplicar para outras capitais", destacou o ministro.