Por: Da Redação

Dia de São Sebastião é celebrado pelos cariocas

Celebrações marcam o dia do Padroeiro do Rio de Janeiro | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Dia de São Sebastião do Rio de Janeiro foi celebrado nesta terça-feira (20), com uma extensa programação que uniu fé, esporte e cultura. Os tradicionais ritos religiosos começaram 6h, e contaram com a presença de milhares de fiés, incluindo o prefeito Eduardo Paes e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.

A agenda oficial começou na Zona Norte, com a Missa Solene realizada na Basílica Santuário de São Sebastião, a Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta.

O prefeito Eduardo Paes esteve presente na liturgia, reforçando a relação com a Arquidiocese. A participação do prefeito nas homenagens ao santo guerreiro já havia começado dias antes, durante a Trezena, período de 13 dias de orações que antecede o feriado. Na ocasião, Paes recepcionou a imagem peregrina no Centro Administrativo, na Cidade Nova.

Enquanto os fiéis lotavam a igreja na Tijuca, o Aterro do Flamengo recebia a 35ª edição da Corrida de São Sebastião. A chuva forte impactou o evento. Dos 10 mil inscritos, cerca de 6.353 corredores completaram a prova.

A tarde, a programação religiosa seguiu com a tradicional Procissão Arquidiocesana. Às 16h, uma multidão saiu da porta da Basílica, na Tijuca, em direção ao Centro do Rio. O cortejo percorreu cerca de 5 quilômetros até a Catedral Metropolitana, na Avenida Chile. O trajeto, reconhecido como patrimônio cultural imaterial da cidade desde 2014, foi marcado por cânticos e perseverança dos devotos.

A chegada à Catedral também teve impacto cultural com a apresentação do "Auto de São Sebastião 2026". O espetáculo teatral gratuito, dirigido por Luis Fernando Bruno, reuniu 15 artistas entre atores e bailarinos.

A peça dramatizou a vida do mártir cristão, perseguido pelo Império Romano, e traçou um paralelo com a história do Rio de Janeiro, relembrando a batalha de Estácio de Sá contra os franceses e o milagre da aparição do santo como protetor.

O dia do padroeiro também foi celebrado no mundo do samba. A Paraíso do Tuiuti, em São Cristóvão, realizou uma missa em sua quadra, seguida de um cozido para a comunidade. Neste ano, a escola será a primeira a entrar na Marquês de Sapucaí, apresentando o enredo "Lonã Ifá Lukumí".

As festividades terminaram no início da noite com uma última missa solene na Catedral Metropolitana. Em sua homilia, Dom Orani Tempesta ressaltou a mensagem de unidade e esperança para o ano de 2026, agradecendo a presença da população que manteve viva a tradição de celebrar o padroeiro que dá nome à cidade.