Por: POR PAULA VIEIRA

"Samba dá Sopa" se torna patrimônio cultural imaterial

O ex-jogador Júnior une samba e impacto social | Foto: Reprodução/Samba dá Sopa

O "Samba dá Sopa", evento beneficente comandado pelo ex-jogador Maestro Júnior, agora é patrimônio cultural imaterial do estado, através da Lei 11.102/2026, publicada no Diário Oficial. Há 15 anos, o ídolo do Flamengo promove encontros e arrecada fundos para instituições de caridade, que são 15 atualmente.

Assim, une samba e imacto social, com doações de cestas básicas, agasalhos, colchões, entre outros produtos destinados à população em vulnerabilidade. Autora do projeto que se tornou lei, a deputada Índia Armelau (PL) declarou: "Junior foi craque dentro de campo e fora dele faz esse trabalho excepcional. É uma felicidade enorme ver o samba da solidariedade tornar-se patrimônio cultural imaterial".

Projeto pode gerar mudanças na Saúde

Unidades públicas e privadas de saúde do Estado do RJ podem ser obrigadas a fixar, em lugar visível e área de fácil acesso, a relação dos médicos de plantão com a descrição das respectivas especialidades. A medida parte do projeto de lei do deputado Daniel Martins (União), que será analisado pelas Comissões da Alerj. Na relação deverá ter o nome completo e o número do registro na entidade de classe, além da indicação do horário de entrada e saída dos médicos.

Veja o itinerário da van do Trabalha Rio

Van do Trabalha Rio estará em 4 bairros essa semana | Foto: Prefeitura do Rio

O programa itinerante Trabalha Rio oferece atendimento gratuito a quem busca emprego entre 20 e 23 de janeiro em Cocotá, Caju, Piedade e Realengo. A ação da Secretaria de Trabalho e Renda inclui cadastro de currículos e agendamento de entrevistas. Na terça (20), o serviço ocorre no Esporte Clube Cocotá, das 9h às 13h. Já na quarta (21), há jornada dupla: no Caju, na Rua Fortaleza, das 10h às 14h, e no Parque Piedade, das 9h às 14h. O plano é que a ação chegue "àqueles que mais precisam", destaca o subsecretário substituto Florentino Azevedo.

Como cadastrar currículos online

Encerrando a semana, o programa chega ao Parque Realengo Susana Naspolini nesta sexta-feira (23), atendendo a população da Zona Oeste das 9h às 14h. Além das ações itinerantes, o profissional interessado pode realizar o cadastro de currículo em unidades físicas ou de forma remota, verificando lista de vagas disponíveis diretamente pelo portal trabalho.prefeitura.rio.

Ajustes nos ônibus

A partir desta segunda-feira (19), a Prefeitura do Rio altera itinerários de ônibus para otimizar o transporte. A linha 109 agora termina no Terminal Gentileza, não mais no Santo Cristo. Passageiros dessa região podem utilizar a linha 157 ou o VLT, com integração no Terminal Gentileza ou na Central do Brasil.

Extensão de rotas

Outra mudança relevante ocorre na linha LECD128, que passa a operar com o número 162. O serviço deixa de ir apenas ao Leblon e estende seu trajeto até o Alto Gávea, circulando via Elevado Paulo de Frontin. Já a linha 456 terá o percurso modificado para atender os bairros de Vila Isabel e Estácio.

Melhorias no serviço

No trecho que a linha 456 deixou de percorrer, entre o Túnel Noel Rosa e o Catumbi, o atendimento aos passageiros continua sendo feito pelas linhas 455 e 457. A SMTR afirma que segue monitorando o sistema para realizar novos ajustes e melhorias no serviço de ônibus, conforme a necessidade da população do Rio.

Disque-Barricada

O governador Cláudio Castro (PL) sancionou a Lei 11.105/26, que cria o Disque-Barricada, medida que visa combater bloqueios irregulares em vias públicas. O serviço aceitará denúncias por telefone, aplicativo, site e WhatsApp sobre obstáculos nas ruas que impedem o direito de ir e vir. A medida visa fortalecer a segurança e garantir a livre circulação.

Anonimato garantido

Com integração total aos órgãos de segurança pública, o novo canal garante o anonimato do cidadão que fizer a denúncia. O Poder Executivo regulamentará o funcionamento do Disque-Barricada quanto ao fluxo de atendimento, forma de armazenamento das informações e integração com os órgãos estaduais de segurança.

Combate frontal

O deputado Fábio Silva (União), autor do PL que se tornou lei destacou que o combate às barricadas é urgente. "Esta norma é para o morador de comunidade que não consegue ter acesso ao básico, como uma ambulância do Samu (...) temos que combater esses bloqueios de forma frontal", afirmou o parlamentar.