A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon Carioca, iniciou, nesta quinta (15), a Operação Preço Justo na Praia, para fiscalizar e combater valores abusivos em quiosques e barracas no verão. A operação visa coibir práticas que prejudicam o consumidor, como publicidade enganosa, venda casada e consumação mínima.
Por: Redação
Procon lança Operação Preço Justo na Praia
Transparência nas relações comerciais
O objetivo do Procon Carioca é garantir transparência e o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
Além da fiscalização, a ação orienta consumidores e banhistas sobre seus direitos e o que são práticas ilegais, incentivando a denuncia imediata de irregularidades cometidas por comerciantes que atuam na orla carioca.
Como denunciar práticas irregulares
A Operação integra um estudo para mapear práticas comerciais, que busca padronizar condutas e garantir preços justos. Durante a operação, denúncias podem ser realizadas em tempo real diretamente da praia, pelo WhatsApp (21) 96608-0664, Central 1746 ou @proconcariocaoficial, nas redes sociais.
Barracas e quiosques que forem flagrados praticando irregularidades poderão ser notificados, multados e até perder a autorização de funcionamento, conforme a gravidade da infração.