Por: Redação

Rio apresenta plano operacional para o Carnaval de Rua 2026

O esquema envolve atuação entre diversos órgãos municipais para garantir ordem e segurança | Foto: Divulgação/Riotur

A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, divulgou, nesta quinta-feira (15), o plano operacional para o Carnaval de Rua 2026. A festa, que começa oficialmente neste fim de semana e segue até 22 de fevereiro, contará com 460 desfiles de blocos de rua e deve atrair mais de 6 milhões de pessoas. O esquema envolve uma atuação integrada entre diversos órgãos municipais para garantir que a maior festa popular do mundo ocorra com ordem e segurança.

"O Carnaval de Rua é uma operação que envolve planejamento e atuação conjunta. A Riotur articula esse trabalho para garantir organização, segurança e respeito à cidade", afirmou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

Monitoramento e trânsito

O Centro de Operações Rio (COR-Rio) utilizará o maior videowall da América Latina, com 104 m², para monitorar a cidade em tempo real. Serão 4.000 câmeras, e três drones acompanhando os blocos, com imagens em tempo real transmitidas para 500 operadores. Os dados de interdições serão integrados ao aplicativo Waze para facilitar a circulação de quem não está na folia e também podem ser acompanhados pelo perfil @operacoesrio nas redes sociais.

A CET-Rio mobilizará 320 operadores por dia, com apoio de 30 viaturas e 24 reboques. O foco principal será o Circuito Preta Gil, no Centro, que abrigará os 11 megablocos da cidade. Ao todo, 2.500 cones e 36 painéis de mensagens orientarão os motoristas, além de 900 galhardetes e faixas com orientação. A CET-Rio orienta a população a priorizar o transporte público.

Segurança e ordenamento

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal atuarão com 1.100 agentes e 70 viaturas. O foco será o combate ao comércio irregular e, principalmente, com atenção às garrafas de vidro, proibidas para evitar acidentes. Além do patrulhamento, haverá distribuição de pulseiras de identificação para crianças e a atuação da Ronda Maria da Penha nos megablocos.

Saúde e hidratação

A Secretaria Municipal de Saúde montou sete postos médicos estratégicos Centro/Circuito Preta Gil, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Jardim Botânico e Barra. A estrutura conta com 36 leitos e 42 poltronas exclusivas para hidratação. Serão 566 plantões de profissionais de saúde e ambulâncias avançadas para remoções.

Os postos do Centro começam a funcionar no fim de semana dos dias 24 e 25, para os desfiles dos primeiros megablocos, na Rua 1º de Março. A unidade móvel VanBora também circulará oferecendo orientações e insumos de prevenção a ISTs. A recomendação da SMS é beber muita água, usar filtro solar e evitar o excesso de álcool.

Ações de limpeza nas ruas

A Comlurb preparou a maior operação de sua história, com 13.714 trabalhadores, sendo quase 10 mil garis. Para o descarte correto, serão instalados 13 mil contêineres pela cidade.

Após a passagem dos blocos, equipes entrarão com 1.507 veículos e equipamentos para lavagem das vias com água de reuso com 40 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto para neutralizar odores.

Carnaval mais seguro para todas as mulheres

A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-Rio) terá postos fixos na Sapucaí, Intendente Magalhães, e Fan Fest, em Copacabana, além de equipes volantes nos blocos de rua. O objetivo é o acolhimento imediato e a orientação em casos de assédio. Banheiros e espaços públicos terão QR Codes direcionando para a plataforma mulher.rio, com apoio psicológico e jurídico.