Após dias de intenso calor, a temperatura começa a abaixar no Rio de Janeiro. Apesar de um pouco mais de frescor nos próximos dias, também há previsão de chuvas. Com isso, os moradores já entram em alerta devido aos alagamentos e bolsões d'água.
Para reduzir os danos e aumentar a agilidade no atendimento a pontos críticos, a Prefeitura do Rio começou a utilizar, nesta quarta-feira (14), motocicletas com apoio às ações de prevenção e resposta emergencial. A iniciativa é coordenada pela secretaria municipal de Conservação e Serviços Público e integra a Operação Abre Ralo.
"Esse é um sistema de prevenção e ação emergencial. No tempo seco, as motos farão a vistoria e a identificação de ralos crônicos. Identificados, eles passam para a Comlurb fazer a primeira limpeza. Se algum bueiro estiver quebrado, a Conservação atua também. Na ação emergencial durante as chuvas, eles são previamente avisados para estarem nas bases operacionais em todas as zonas para um acesso mais rápido aos pontos de alagamento. Com esse serviço, um problema que poderia levar uma hora para ser solucionado, conseguimos resolver em 10, 20 minutos", afirmou o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Diego Vaz.
Serão dez motocicletas equipadas com ferramentas específicas para a desobstrução de ralos e bueiros, integrando a estratégia operacional da Prefeitura. Para garantir a reposta rápida, as equipes são acionadas diretamente pelo Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), seguindo os protocolos determinados pela Secretaria de Conservação.
As vistorias em tempo seco acontecerão em pontos mapeados com histórico de alagamentos e ocorrerão das 18h às 22h. A Comlurb será acionada quando as intervenções necessitarem de limpeza e remoção de resíduos sólidos. A Secretaria de Conservação atuará em casos de comprometimento da drenagem, prometendo solucionar o problema em até 24 horas.
Durante períodos de chuvas intensas, as motos ficarão em plantão todos os dias por 24h, distribuídas estrategicamente pela cidade, para solucionar problemas em menos de uma hora, auxiliando no escoamento da água. As equipes receberam treinamento específico para este tipo de operação e passaram por testes. Segundo a pasta, mais de 40 endereços foram vistoriados no último plantão e a meta é realizar ao menos 60 vistorias diárias.
Em 2025, foram limpas mais de 63 mil caixas de ralo e 21 mil poços de visita, totalizando 91 quilômetros de rede de drenagem atendidas. Com as ações, a Prefeitura espera ampliar a capacidade de resposta da cidade aos eventos climáticos e promover mais segurança para a população.