Por: POR PAULA VIEIRA

CORREIO CARIOCA | Projeto garante vaga escolar para filhos de militares no RJ

Deputado Alan Lopes (PL) defende a medida na Alerj | Foto: Divulgação/Alerj

Está previsto para entrar na pauta de votações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de lei do deputado Alan Lopes (PL), que determina a garantia de matrícula na rede pública de ensino para filhos de policiais e bombeiros no Estado. A proposta considera os níveis fundamental, médio e creches, priorizando que os alunos estudem próximos de suas residências ou de acordo com a escolha do policial.

O PL 19/2023 foi aprovado nas comissões de Constituição e Justiça; Educação; Servidores Públicos; Segurança Pública e Assuntos de Polícia. A Comissão de Orçamento também vai emitir parecer, que poderá ocorrer em Plenário. Na Assembleia, as sessões serão retomadas no dia 3 de fevereiro.

Deputado cita riscos de segurança

Presidente da Comissão de Educação da Alerj e autor do PL 19/2023, o deputado Alan Lopes justifica a prioridade devido aos riscos de segurança que esses alunos podem sofrer: "O projeto de lei, além de assegurar o direito à educação, tem como fundamento a garantia de segurança dos menores, diante da vulnerabilidade e do risco que são submetidos diariamente por serem filhos de policiais", argumenta o parlamentar.

Prefeitura recebe imagem peregrina de São Sebastião

Nesta quinta-feira (15), o prefeito Eduardo Paes (PSD) recebe a imagem de São Sebastião na sede administrativa da Prefeitura. O evento integra a Trezena de 2026, com o tema "São Sebastião, Missionário de Comunhão e Unidade". A celebração prepara a capital para o dia do padroeiro, em 20 de janeiro.

Mudanças na integração no BRT

Boa notícia para os usuários das linhas do sistema Conexão BRT: a Prefeitura do Rio publicou em Diário Oficial que os passageiros que embarcam nos terminais e estações de Magalhães Bastos e da Vila Militar deverão fazer transferências sem cobrança de tarifa adicional e sem o uso do benefício de integração tarifária.

Funcionamento do sistema na prática

O usuário deve utilizar a mesma bilhetagem eletrônica dentro de 2h, contadas a partir da 1ª validação em qualquer catraca de estações ou terminais do Sistema BRT. A conferência tarifária será realizada nas saídas, através de validadores eletrônicos nas catracas, que fará a cobrança se o pagamento prévio não for identificado.

Orquestra Voadora sacode a Fundição

Bloco ocupa a Fundição Progresso no pré-Carnaval | Foto: Lipe Borges/Divulgação

A Fundição Progresso recebe, a partir desta semana, os ensaios abertos da Orquestra Voadora para o Carnaval 2026. Referência na cena cultural do Rio, o bloco inicia a programação com três encontros especiais, sempre aos domingos, nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro, abrindo alas para o cortejo que tomará as ruas no Carnaval. As apresentações acontecem das 15h30 às 19h, com entrada gratuita até as 16h30, ampliando o acesso à cultura. Os ensaios reforçam a relação histórica entre a Orquestra Voadora e a Fundição, que acolhe artistas, coletivos e blocos ao longo do ano.

Amazônia no Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã recebe, do dia 15 de janeiro a 10 de fevereiro, a mostra "Presenças na Amazônia", de Bob Wolfenson. Com fotos e sons da floresta, a exposição revela a cultura e a biodiversidade sob o olhar do artista. A entrada inclui oficinas de carimbó e pinturas. A agenda completa está no site do museu, onde os ingressos podem ser adquiridos por valores a partir de R$ 20 (meia).

Legado olímpico

Moradores de Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio, já podem usar a piscina que recebeu Michael Phelps na Rio 2016. A Prefeitura iniciou nesta terça-feira (13) aulas gratuitas de natação e hidroginástica no Parque Oeste. A estrutura foi trazida do Parque Olímpico por meio de um projeto de arquitetura nômade para servir à população local.

Acesso ao esporte

A procura pelo novo espaço foi imediata: as 700 vagas oferecidas pela Secretaria de Esportes acabaram em poucas horas. Agora, quem quiser participar precisa entrar em uma fila de espera. As aulas atendem desde bebês de três meses até adultos, garantindo acesso democrático ao esporte na Zona Oeste.

Polo de lazer

A piscina de 50 metros segue padrões internacionais. O Parque Oeste Ana Gonzaga ocupa 234 mil metros quadrados e terá ainda mais novidades. A obra, tocada pela Rio-Urbe, busca transformar o local em um polo de lazer completo, com mirante, chuveirão em cascata e área de refeição para uso da população.