A programação oficial do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro em 2026 começa neste final de semana, nos dias 17 e 18 de janeiro, e se estende até o dia 22 de fevereiro, totalizando mais de um mês de folia. 803 blocos se inscreveram para os desfiles nas ruas da capital, mas estão previstos oficialmente 462 desfiles, sendo 35 blocos estreantes. De acordo com a Riotur, são esperados 6 milhões de foliões, entre moradores e turistas, que vão ocupar ruas, praças e avenidas de todas as regiões da cidade.
Identidade do carioca
"O início do Carnaval de Rua marca um momento simbólico muito importante para a cidade, quando o Rio reafirma o valor dessa manifestação cultural que nasce nos territórios, ocupa o espaço público e expressa a diversidade, a criatividade e a identidade do carioca. É um Carnaval plural, que reúne manifestações tradicionais e grandes blocos, dialogando com diferentes públicos, idades e partes da cidade", analisa o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
A intenção é que o Carnaval de Rua de 2026 tenha uma agenda extensa e descentralizada. Para isso, haverá opções voltadas aos públicos de todas as idades e perfis, incluindo blocos infantis e familiares. Além deles, os blocos tradicionais que reúnem milhões de foliões em grandes concentrações já estão confirmados, assim como aqueles criados por ícones da música, que proporcionam uma experiência de forte impacto cultural, sendo destaques principalmente no Centro, que agora conta com o 'Circuito Preta Gil'.
Festa em todas as regiões da cidade
Com a concentração do maior número de desfiles, somando 135 apresentações programadas, a região central reafirma sua vocação histórica como o principal palco do Carnaval de Rua carioca. Os foliões já podem se preparar para os blocos que atraem milhões, como o Cordão da Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anitta, Bloco da Favorita, Monobloco, Chá da Alice, Bloco da Lexa, entre outros.
A Zona Sul receberá 99 desfiles, a Grande Tijuca terá 63 e a Zona Norte contará com 56 apresentações. Segundo a Riotur, outras regiões da cidade também vão receber "uma intensa programação". Ainda de acordo com o órgão, a distribuição dos blocos garante que a festa aconteça em todos os bairros, ampliando o acesso da população e a valorização das identidades locais.
Já neste primeiro final de semana, os blocos acontecem em diferentes regiões da cidade. No sábado (17), estão confirmadas as apresentações do 'Folia do largo Sapê', em Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio, com concentração na Rua Nassau, nº 49, às 16h. Em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste, o bloco 'Tá Chegando a Hora' se concentra às 17h, na Rua Barros de Alarcão.
Aquecimento neste final de semana
O domingo (18) promete ainda mais festejos, com a 'Unidos do Santa Bárbara', que aquece os tambores a partir das 15h, em Engenho de Dentro, também na Zona Norte, na Rua Dona Teresa, 160. Na Tijuca, a tradicional 'Banda da Saens Peña', se apresenta na na Praça Saens Peña, nº 344, e reúne a bateria às 15h.
A programação se completa com a abertura do Pré-Carnaval de Madureira com as 'Águas de Cheiro', no Parque Madureira, na Rua Soares Caldeira, nº 115, às 14h, marcando simbolicamente o início oficial da festa nos subúrbios. Para a Riotur, a iniciativa reforça o compromisso com um Carnaval de Rua popular e acessível, valorizando a ocupação democrática dos espaços públicos para celebração da cultura.