O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), realizou neste domingo (11), o primeiro passeio turístico do projeto Rota Guanabara em 2026. O processo de comercialização dos bilhetes de acesso teve seu início a partir das 8 horas da manhã, na tradicional Estação da Praça XV, situada no Centro da capital. A embarcação, com capacidade para cem passageiros, saiu às 10 horas da manhã. Segundo o governador Cláudio Castro (PL), a Rota Guanabara simboliza a retomada de um patrimônio histórico e afetivo para o povo fluminense.
Valorização da Baía
"Com esse passeio, estamos trazendo uma nova visão de mobilidade, turismo e valorização da nossa Baía. Ao transformar a travessia em uma experiência turística, reforçamos o potencial do transporte aquaviário, não apenas como meio de deslocamento, mas como instrumento de desenvolvimento econômico, geração de empregos e promoção do Rio", ressalta Castro.
A secretária de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, também fez questão de ressaltar o poder que essa iniciativa possui para ampliar o aproveitamento turístico de todo o sistema aquaviário operado pelo governo estadual.
"A travessia pela Baía de Guanabara já é, por si só, uma experiência única. Ao integrar esse percurso a um passeio turístico, valorizamos ainda mais o potencial do Rio de Janeiro e celebramos a nova fase do transporte aquaviário, preservando uma memória que atravessa gerações", completa Priscila.
Com duração aproximada de duas horas, o passeio, que é a única saída disponível no dia, tem partida e chegada na Praça XV e percorre pontos turísticos, históricos e culturais da Baía de Guanabara.
Vista de pontos turísticos
Durante o trajeto, o público visualizará marcos como o Aeroporto Santos Dumont, o Museu do Amanhã, a Ponte Rio-Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, além do Forte Santa Cruz e dos Fortes do Pico e de São Luís. Ao longo de todo o tempo de navegação, os passageiros contam com suporte presencial de um guia especializado, que apresenta curiosidades e dados históricos sobre os locais observados no percurso marítimo.
Investimento para o passeio
O valor do investimento para o passeio é de R$ 169, com meia-entrada para moradores do Estado do Rio (R$ 84,50), mediante comprovação de residência. Pessoas com deficiência, crianças de até seis anos e idosos possuem direito à gratuidade, sendo que para estes últimos o benefício é limitado a 10% da lotação da embarcação. O pagamento pode ser feito em dinheiro, débito ou crédito.
Rota Guanabara
A Rota Guanabara ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a viagem poderá ser adiada, com as devidas atualizações sendo realizadas através dos canais oficiais de comunicação da Setram.
A retomada do controle do transporte aquaviário pelo Governo do Estado e a nova modelagem vêm sendo acompanhadas de recordes sucessivos de passageiros. O registro mais recente ocorreu em 19 de novembro, nas linhas Arariboia e Charitas. Na linha Arariboia, foram 45.700 embarques. Já em Charitas, o sistema anotou 7.928 passageiros, um crescimento de 126% frente à média de 2024, que era de 3.500 usuários. Somadas todas as linhas operantes, o sistema transportou total de 58.886 passageiros naquele dia.