Por: Redação

'A Grande Floresta Urbana' apresenta o Parque Estadual da Pedra Branca nas telas

Documentário já está disponível no YouTube | Foto: Reprodução

"A Grande Floresta Urbana", documentário produzido pela 4ever TV, mostra detalhes do Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio. Disponível para ser assistido gratuitamente no Youtube, o filme é dirigido por Kaio Sagazi e roteirizado pelo jornalista Felipe Lucena, responsável também pela reportagem e apresentação.

"No geral, as pessoas não sabem da grandeza do Parque Estadual da Pedra Branca. Inclusive, muita gente acredita que a Floresta da Tijuca é maior. A Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo, é três vezes maior que a da Tijuca e merecia uma produção que mostrasse a sua importância", destaca Lucena.

O Parque tem 12,5 mil hectares e abriga o Pico da Pedra Branca, local mais alto e centro geodésico da cidade do Rio. Além disso, a floresta tem vasta variedade de fauna, flora e três comunidades quilombolas. Essas e outras informações estão em destaque no filme.

Impacto do Parque no clima de regiões próximas

Para o diretor Kaio Sagazi, o filme terá papel na valorização da natureza: "As regiões que estão perto das partes não degradadas do Parque, como áreas do Camorim, Vargens, Taquara, por exemplo, são menos quentes, sofrem menos com as fortes chuvas. A Pedra Branca é um exemplo dessa vocação verde, natural, do Rio de Janeiro. Muitas vezes não damos o devido valor a isso. Portanto, divulgar e exaltar locais como esse Parque é fundamental".

Exibições e onde assistir pela internet

O filme teve uma pré-estreia em outubro de 2025, na festa de 400 anos da Igreja São Gonçalo do Amarante, no bairro do Camorim. No último dia (30) foi disponibilizado no canal da 4ever TV, no YouTube, para o público em geral.

A ideia da equipe é fazer outros lançamentos: "Vamos exibir o filme em alguns locais, principalmente nos bairros que são cortados pelo Parque, e promover debates sobre meio ambiente e o peso de ter uma floresta urbana no meio de uma cidade como o Rio de Janeiro", explica Carol Farias, gerente de conteúdo do grupo 4ever.