O programa Planta Rio Bairro Verde realiza neste sábado (10), às 9h, uma nova etapa de plantio de espécies nativas da Mata Atlântica na Ilha do Governador. Fruto de uma parceria entre a secretaria municipal de Meio Ambiente e Clima e a Fundação de Parques e Jardins (FPJ), a ação acontece na Praia da Guanabara, próximo ao número 40. No local, serão plantadas 35 árvores de espécies como Guanandis, Aldragos, Ipês e Pitanga.
O "Planta Rio" é um programa que busca aumentar a arborização com plantio de árvores em calçadas, praças e áreas públicas do município, contribuindo para a redução das temperaturas, diminuição da poluição e o fortalecimento da biodiversidade.
Como solicitar mudas
Por meio da iniciativa, moradores podem solicitar mudas pelos canais do 1746, como no site www.1746.rio, pelo aplicativo do 1746 e através do WhatsApp, no número 3460-1746). Os moradores também podem acompanhar o andamento do plantio de árvores e apoiar nos cuidados com as mudas.
"A arborização urbana vai muito além de um simples gesto estético ou ambiental. Ela representa um compromisso coletivo com a qualidade de vida, o equilíbrio ecológico e o futuro sustentável das cidades. As árvores são, sem exagero, equipamentos urbanos tão essenciais quanto o asfalto, a iluminação pública ou o saneamento básico", analisa Tainá de Paula, secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio.
Participação da sociedade
De acordo com a secretaria, a arborização eficiente exige diagnóstico técnico, escolha adequada das espécies e integração com outras infraestrutura urbana. Com isso, a criação de corredores ecológicos é uma estratégia fundamental, pois, além da criação de sombras, eles permitem o transito de espécies e a conexão entre as unidades e conservação.
"Uma população participativa faz com que o trabalho da Secretaria e da Fundação de Parques e Jardins seja corroborado por quem está na ponta, por aquelas pessoas que vivem os problemas e apresentam soluções. O Planta Rio é o começo que está apenas emergindo, mas tem raízes profundas nas políticas públicas de mitigação das mudanças climáticas", pontua Ricardo Pinheiro, presidente da Fundação de Parques e Jardins do Rio.
Tainá de Paula destaca que o trabalho entre a comunidade e o poder público é capaz de criar uma estrutura ambiental para melhorar a vida do carioca e enfatiza: "a população tem papel decisivo nesse processo. Cuidar das árvores existentes, plantar em calçadas e praças, e respeitar os espaços verdes é assumir uma responsabilidade cidadã", conclui a secretária.