Por: POR PAULA VIEIRA

CORREIO CARIOCA | Presidente da Alerj evita comentar exonerações

Guilherme Delaroli, presidente em exercício da Casa | Foto: Thiago Lontra/Alerj

Depois de exonerar mais de 206 funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em edição extraordinária do Diário Oficial publicada na noite de terça-feira (6), o presidente em exercício, Guilherme Delaroli (PL) foi procurado, mas preferiu evitar falar sobre o caso. A suspeita inicial é de que os servidores exonerados estariam recebendo sem cumprir o expediente. Em nota oficial, a presidência da Alerj declarou que não comentará exonerações específicas publicadas em edição extra do Diário Oficial e ainda "esclarece que as exonerações seguem o curso natural da transição na presidência, tendo como objetivo aprimorar a gestão e, consequentemente, os serviços prestados à população do Estado do Rio de Janeiro".

 

Reforma em praça de Vargem Grande

Benefício é voltado para pessoas com TEA no município | Foto: jcomp/Freeik

O deputado Arthur Monteiro (União) anunciou a revitalização de um espaço de lazer na comunidade Pombo Sem Asa, em Vargem Grande, na Zona Sudoeste do Rio. Além de limpeza no Rio Vargem Grande, a área passará por reformas e contará com campo de grama sintética, parque infantil e academia da terceira idade. "A região vive um novo momento, com investimentos fruto de uma solicitação do mandato, que levam mais qualidade de vida à população", afirmou.

Prioridade em restaurantes populares

Pessoas autistas agora têm prioridade nos restaurantes populares do Rio de Janeiro. A lei 9.230/2026, de autoria do vereador Paulo Messina (PL) foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) no Diário Oficial desta quarta-feira (7), garantindo o atendimento preferencial para pessoas com TEA e o mesmo dirento a um acompanhante. No restaurante, o cliente deve apresentar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), laudo médico ou outro documento que comprove a condição para ter a prioridade.

Inclusão para pessoas com TEA

Segundo Messina, o objetivo é promover a inclusão. O texto prevê que os restaurantes divulguem a nova regra. "É muito difícil para o autista permanecer numa fila ou se demorar num estabelecimento muito cheio, com muito barulho. Para evitar transtornos e atender a demanda das famílias atípicas, apresentamos este projeto. É mais uma vitória na luta pelos direitos das pessoas com TEA", afirmou.

Inclusão nas férias

A Colônia de Férias no Aterro do Flamengo foi oficialmente aberta pela secretaria municipal da Pessoa com Deficiência, no Posto 2. No primeiro dia da ação, mais de 200 usuários e familiares dos sete Centros de Referência da cidade participaram de vôlei adaptado, aula de dança e de capoeira, finalizando com banho de mar.

Passeios e atividades

Até o dia 30, haverá passeios e atividades pelos parques da prefeitura, Museu Olímpico, Ilha de Paquetá e outros. A agenda pode ser consultada no Centro de Referencia onde os pacientes estão matriculados. Somente os usuários da rede e seus familiares podem participar dos eventos, com apresentação de laudo médico.

Maior assistência

Na visão da secretária municipal Helena Werneck, "as pessoas com deficiência atendidas pela SMPD devem ocupar os espaços mais bacanas da cidade. O Aterro tem uma vista linda do Pão de Açúcar e sua praia, de areia branquinha e mar calmo, oferece segurança para as famílias se divertirem".

 

O bairro mais caro

Durante o ano de 2025, o Leblon se manteve como o bairro com o m² mais caro do Brasil. Dados do FipZap, o valor dos imóveis vendidos na área aumentou 6,52% no ano, índice superior ao IPCA, que teve acúmulo de 4,46% até novembro. Em dezembro, o metro quadrado no Leblon chegou a R$ 25.717, seguido por Ipanema, com R$ 25.302.

Melhores hospitais

Seis hospitais do Estado do Rio de Janeiro foram listados entre os 100 melhores do Brasil, com destaque para cinco na capital fluminense. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e realizado em parceria com diversos órgãos de saúde, como a OPAS/OMS, IES, Conass e Conasems.

Rio está na lista

Os hospitais cariocas listados são: o Hospital Estadual Transplante, Câncer e Cirurgia Infantil, no Valqueire, Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá, Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Centro, e a Maternidade da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu.