Quem pediu novas oportunidades de emprego na virada para 2026, já pode se inscrever em uma das 1.285 vagas abertas no Rio de Janeiro. As oportunidades disponibilizadas em diversas regiões da capital e divulgadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) abrangem diferentes setores da economia e níveis de escolaridade.
Do total de vagas, 146 são voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência. Entre as oportunidades destacadas pela SMTE, para o público em geral, estão 50 para motorista de caminhão, 40 para trabalhadores domésticos e 40 para ajudantes de motorista.
Primeiro emprego
Também há vagas para pessoas que estão em busca do primeiro emprego e que ainda não têm experiência profissional, como 134 vagas para operador de loja, 48 para operador de teleatendimento e 30 para fiscal de prevenção de perdas. Também existem outras oportunidades que podem ser consultadas no Instagram @trabalho.rio ou no site da Secretaria Municipal de Emprego e Renda (trabalho.prefeitura.rio).
Oportunidades de estágio e maior inclusão
Para quem está na universidade ou em cursos técnicos, há vagas de estágio em Marketing, Letras (Português e Inglês), Engenharia, Comunicação Social, Administração e Direito. De acordo com a prefeitura do Rio, essas oportunidades reforçam o incentivo à qualificação profissional e a entrada de mais jovens no mercado.
O município também destaca uma maior inclusão, com vagas exclusivas para pessoas com deficiência. São diversas oportunidades abertas, como para atendente de loja, com 62 vagas, mecânico de refrigeração, com 14, e atendente de lanchonete, com dez vagas.
"Os feriados de fim de ano alteram a rotina da cidade e, muitas vezes, impedem que trabalhadores consigam se candidatar. Ao manter essas oportunidades abertas no início de 2026, garantimos que mais pessoas tenham acesso aos processos seletivos e possam começar o ano com perspectivas reais de inserção no mercado formal de trabalho", afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.
Como se candidatar
O cadastro de currículo deve ser feito online ou presencialmente, em uma das sete Centrais do Trabalhador, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h. As unidades estão localizadas no Centro (Avenida Presidente Vargas, 1.997), Campo Grande (Rua Coxilha), Engenho Novo (Rua Vinte e Quatro de Maio, 931), Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080), Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400), Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58) e Tijuca (Rua Camaragibe, 25).