Por: Redação

Identificação para crianças nas praias do Rio

Agentes da SMAS atuam na Barra da Tijuca e no Arpoador | Foto: Renan Areias/SMAS

A Operação Verão realizada pela Prefeitura do Rio passou a contar com mais um forte integrante. A secretaria municipal de Assistência Social (SMAS), iniciou sua atuação durante o primeiro final de semana de 2026, com a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e adolescentes na orla da cidade.

A campanha seguirá nos próximos finais de semana, com equipes técnicas atendendo na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste, e no Arpoador, em Ipanema, Zona Sul do Rio.

Praia cheia, cuidado redobrado

"Com as praias lotadas, é necessário reforçar os cuidados. Pais, mães e responsáveis precisam ter atenção redobrada, para evitar que as crianças e os adolescentes se percam. Quem puder já sair de casa com algum tipo de identificação, melhor", explica a secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha.

As pulseiras que seguem uma linha semelhante às implementadas pelo governo do Estado na Rodoviária Novo Rio, no período de festas de fim de ano, são de extrema importância para evitar que crianças se percam, enquanto facilita o reencontro com os responsáveis caso ocorra o incidente.

Os técnicos da secretaria municipal de Assistência Social escrevem o nome e contato do responsável. Além da identificação, os profissionais ficam de prontidão para atuar em situações de violação de direitos e na busca ativa e acolhimento temporário de pessoas em vulnerabilidade.

Como realizar a identificação

Na Praça do Ó e no Arpoador, as equipes montaram tendas como o emblema da SMAS, facilmente reconhecível pela população. Os responsáveis devem se dirigir até o local com a criança ou adolescente para colocar a pulseirinha.

"Caso não seja possível (a criança sair de casa com a identificação), estaremos nesses dois pontos para fazer a distribuição das pulseiras. É uma iniciativa importante, porque ajuda a localização rápida pelas famílias, em caso de desencontro", detalha Martha Rocha.

Resultados da ação no Réveillon de 2026

Durante o Réveillon, a secretaria municipal de Assistência Social levou o serviço para o redor dos 13 palcos instalados para os shows da festa da virada do ano.

No total, 3.523 crianças ou adolescentes foram identificados com a pulseirinha. Houve registro de cinco casos de menores perdidos e todos foram devidamente encaminhados para o encontro com seus familiares.