A Câmara Municipal do Rio encerra 2025 mantendo, pelo quinto ano seguido, o título de Legislativo mais produtivo entre as grandes capitais. Ao longo do ano, foram apresentados 1.769 projetos de lei, com 431 leis ordinárias aprovadas, além de 18 leis complementares e 98 decretos legislativos. As comissões realizaram 58 audiências públicas e 657 reuniões, reforçando a atuação fiscalizatória da Casa.
Os projetos destacados incluem áreas como segurança pública, habitação, mobilidade e infraestrutura. "Mais uma vez alcançamos resultados positivos mantendo o diálogo, respeito às divergências e compromisso com a nossa cidade. Foi assim, conversando, ouvindo e construindo coletivamente, que a Câmara do Rio atravessou o ano de 2025", disse o presidente Carlo Caiado (PSD).
Entre os avanços, está a regulamentação do uso de armas pela Guarda Municipal, a aprovação da concessão do Parque do Legado Olímpico, que viabiliza o Projeto Imagine, e o andamento de projetos como o Autódromo de Guaratiba e a modernização de São Januário. Também foram aprovadas leis de combate à violência doméstica, integração de câmeras privadas ao monitoramento público, reorganização da Zona Sudoeste e atualização do Minha Casa, Minha Vida.
Na mobilidade, a Câmara autorizou a conversão de corredores do BRT em VLT e o Área Azul Digital. Desde 2021, a Casa já destinou mais de R$ 500 milhões ao município, sendo R$ 100 milhões apenas em 2025, além de manter avanços em transparência, sustentabilidade e participação popular.