Por: Paula Vieira

CORREIO CARIOCA | Neguinho da Beija-Flor e Carlinhos de Jesus são eternizados em estátuas

Os protagonistas do samba foram eternizados em Copacabana | Foto: Reprodução Redes Sociais

A Praia de Copacabana eternizou duas das maiores personalidades do Rio de Janeiro no Dia Nacional do Samba. Na altura do posto 2, foram inauguradas as estátuas do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus e do cantor Neguinho da Beija-Flor em tamanho real.

A festa de inauguração contou com os dois dos maiores nomes do samba e do carnaval carioca, que se reuniram em uma feijoada com direito a apresentação da bateria da Beija-Flor de Nilópolis.

Também nesta terça-feira (2), o governador Cláudio Castro (PL) reconheceu as Velhas Guardas das escolas de samba como patrimônio imaterial do Estado do RJ. A decisão foi publicada em Diário Oficial, destacando que elas representam a memória viva do samba e do carnaval.

Os sambistas que fazem parte da Velha Guarda são verdadeiros símbolos da força e resistência da cultura carioca.

Menos sombras de prédios nas praias

Vereador Pedro Duarte faz oposição ao PL que reajusta a taxa de iluminação pública | Foto: Eduardo Barreto / CMRJ

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou em primeira discussão, nesta terça-feira (2), o PLC 6/2025, que proíbe a construção de prédios comerciais ou residenciais na orla, ou não, que projetem sombra sobre o calçadão ou areias das praias do Rio.

"Nosso projeto é simples. O que importa é se essa edificação causa sombra na praia ou não. Do jeito que a lei está escrita, o prédio, mesmo que gere sombreamento na areia, poderá ser construído contanto que não esteja na via principal da orla. Queremos acabar com isso", explica o autor, vereador Pedro Duarte (Novo).

O texto teve 31 votos favoráveis e voltará para segunda discussão no plenário da Casa.

Horta orgânica e culinária saudável na Casa Vivarte

A nova Casa Vivarte terá seis salas de arteterapia | Foto: Instituto Vivarte

A nova Casa Vivarte, que será inagurada nesta quarta-feira, às 18h, na Gávea, terá 6 salas de arteterapia, o "coração do Vivarte", segundo a presidente Dominique Chor, e se tornará um polo socioeducativo com horta orgânica e oficinas de culinária saudável.

Também será inaugurada a primeira biblioteca do Instituto, com 400 obras, e a ampliação de parcerias e passeios culturais. A vice-presidente Ivana Mourão falou sobre nova sede: "Representa o futuro que queremos construir para o Vivarte. Um lugar que acolhe, amplia horizontes e oferece novas experiências de aprendizado, cultura e cuidado integral".