Por: Redação

Flamengo celebra o tetra da Libertadores com a torcida no Rio

Milhares de torcedores foram ao Centro celebrar o título | Foto: Reprodução/ Flamengo TV

No Centro do Rio, jogadores fizeram o tradicional desfile com a taça em trio elétrico na tarde deste domingo (30). A festa terminou com confusão entre torcedores e a PM

A Prefeitura do Rio preparou um esquema operacional especial para a festa da torcida do Flamengo, pelo quarto título da Copa Libertadores, no Centro da Cidade, no domingo (30). A Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos foram interditadas para que os torcedores receberem os campeões da América, num desfile em trio elétrico, em um percurso de 850 metros.

Três torres de som foram instaladas no trecho entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Almirante Barroso, ponto onde o trio elétrico fez uma parada para a saudação da torcida, antes de concluir o desfile.

O planejamento operacional para a festa da torcida do Flamengo foi definido em reunião realizada no Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), com a participação de órgãos municipais, de segurança pública e representantes do Clube de Regatas do Flamengo.

Confusão

Uma confusão encerrou o desfile, que estava tranquilo. Na Rua Araújo Porto Alegre, na altura do antigo Ministério da Fazendo, um grupo de torcedores tentou furar o bloqueio da PM para chegar mais próximo do trio elétrico. Bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha foram atiradas pelos agentes. Alguns presentes foram levados para o Hospital Souza Aguiar.

Monitoramento

Dentro do COR-Rio, um efetivo de 50 operadores esteve de plantão na Sala de Situação, na Cidade Nova, diante do videowall de 104 metros quadrados, o maior da América Latina. Teve reforço, dentro da sede do COR-Rio, de representantes de órgãos municipais como CET-Rio, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e Comlurb, além de órgãos de segurança e concessionárias do serviço público.

Os agentes ficaram de olho nas imagens das cerca de 100 câmeras instaladas na Rua Primeiro de Março, na Avenida Presidente Antônio Carlos e em vias próximas do evento. Os operadores acompanharam os principais pontos de bloqueio e acessos à região. Dois drones também foram utilizados para auxiliar a operação em pontos em que não há câmeras de monitoramento.

Ordenamento urbano

A Seop e a GM-Rio atuaram com 240 agentes nos 25 pontos de bloqueios de segurança de acesso ao corredor do desfile do time campeão. Os agentes da Coordenadoria de Controle Urbano fizeram o controle de acesso de vendedores ambulantes. Bebidas em garrafas de vidro não foram permitidas no interior da área do desfile.

A Comlurb mobilizou 210 garis para todo o trajeto do time pelas ruas do Centro. A equipe trabalhou com o apoio de 20 veículos e equipamentos, como caminhões compactadores, caminhões pipas e vans motobombas para limpeza das vias com água de reuso, além varredeiras de grande porte.

A Companhia também instalou 60 contêineres de grande capacidade, de 1200 litros, ao longo do percurso, e outros 50 de 240 litros nos pontos de bloqueios, para que os torcedores fizessem o descarte correto dos resíduos.